//ECONOMIA// Consumidor de Serra Negra poderá renegociar dívidas


Os consumidores serranos que estão com suas contas em atraso vão ter a oportunidade de negociar suas dívidas entre os dias 18 de novembro e 13 de dezembro, desde que elas tenham sido contraídas com empresas que fazem parte da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Serra Negra, a Acia. A iniciativa integra a campanha "Acertando suas Contas", promovida pela Boa Vista SCPC em 63 cidades de cinco Estados - São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Pará e Alagoas

A campanha é uma das maiores ações de promoção da sustentabilidade do crédito do país e permite associar, gratuitamente, oportunidades de renegociações de dívidas, entre consumidores e empresas credoras e prestar orientação de educação financeira.

Em Serra Negra, o associado da Acia que possuir clientes negativados deverá entrar em contato com a associação para firmar a assinatura do contrato, para que assim possa conceder descontos ou parcelamentos que permitam os consumidores devedores quitar o débito pendente. Não haverá custo para o associado que desejar participar da campanha.

Já o consumidor que quiser renegociar seu débito deverá ir à Acia (Rua Tiradentes, 92, Centro, fones 3892-6085 e 3892 5455, WhatsApp 9 9895 3777), entre 18 de novembro e 13 de dezembro, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com seu CPF e RG. A entidade vai fazer uma pesquisa e verificar se o consumidor tem débito com algum de seus associados. Depois, vai verificar se o associado está participando da campanha. Caso esteja, será entregue ao consumidor um "voucher", com o qual ele deverá procurar a empresa credora para tratar da renegociação da dívida. Realizado todo o processo, o associado entrará em contato com a Acia para que o registro de débito do cliente seja excluído do SCPC. Por lei, esse procedimento tem o prazo de até cinco dias úteis para ser feito. A Acia possui cerca de 100 associados. 

A campanha "Acertando suas Contas" já atendeu mais de 970 mil famílias, com cerca de 392 mil renegociações de dívidas, e contou com a participação de mais de mil empresas. 

Um diferencial da campanha é que antes de se dirigir à Acia o consumidor pode consultar se tem ou não algum débito pendente no site www.consumidorpositivo.com.br. Nele, depois de um cadastro simples, é possível identificar se há dívidas em aberto, ou seja, com o pagamento atrasado. De posse dessa informação, o consumidor pode se dirigir ao "Acertando suas Contas", já com uma possível proposta que caiba no seu orçamento, para que, feita a renegociação, consiga pagar o débito, se não à vista, parcelado.

Em setembro, a taxa de inadimplência das operações de crédito com recursos livres em todo o país ficou em 5%, ante 4,7% em fevereiro deste ano. A taxa de inadimplência das operações de cheque especial passou de 13,2% para 15,6% entre fevereiro e setembro deste ano. A do cartão de crédito, que inclui as operações de crédito rotativo, parcelado com e sem juros e compras em uma parcela, passou de 5,8% para 6,4% no mesmo período.

Comentários