//CINEMA// Nesta quarta-feira, a festa dos desenhos animados

"Contos Incontados - Cinderela", um dos desenhos que será exibido

Nesta quarta-feira, 30 de outubro, o Kanemo Cineclube apresentará, a partir das 19h30, uma seleção especial de curtas metragens de animação, no Palácio Primavera (Praça Sesquicentenário), celebrando o Dia Internacional da Animação, comemorado, em todo o mundo, em 28 de outubro. Antes, porém, da sessão ao público, gratuita, os mesmos desenhos animados vão ser exibidos para as crianças da rede escolar pública do município, às 10 e às 15 horas, também no Palácio Primavera.

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma mostra de desenhos animados nacionais e internacionais. As exibições ocorrem em cidades de todo o Brasil, simultaneamente, no dia 28 de Outubro, com entrada franca.

O evento é realizado nacionalmente pela ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) desde 2004. Esta é a 16ª edição da mostra, que ocorre em mais de 150 cidades de todas as regiões do país.

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892 Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme "Pauvre Pierrot", no Museu Grévin, em Paris. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais, filiados em mais de 30 países, entre os quais Estados Unidos, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália e Japão.

No Brasil, o evento cria a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das  características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.

Em Serra Negra o evento está sendo promovido por Cintia Marilia Bertini, do Kanemo Cineclube, com o apoio da Divisão de Cultura e Secretaria de Educação da cidade.

Nos seus 16 anos de existência, o DIA exibiu curtas-metragens de realizadores independentes, estudantes e obras premiadas no Brasil e no exterior, como "Guida" (Rosana Urbes), "Viagem na Chuva" (Wesley Rodrigues), "Dossiê RêBordosa" (Cesar Cabral), "O Projeto do Meu Pai" (Rosaria) e "Torre" (Nádia Mangolini), entre outros.

O DIA pretende ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzida no Brasil e  mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças, sem, entretanto, deixar de lado a programação infantil, que é também uma maneira de formar público adulto no futuro.

Comentários