//CIDADE// Praças recebem nova iluminação


As praças Rolando Milani, no Jardim Iara (foto), e Ângelo Zanini, no Campo do Sete, receberam nova iluminação nesta semana, com recursos próprios da prefeitura.

De acordo o Departamento de Energia Elétrica da Prefeitura, a troca das luminárias colabora com a segurança pública e traz economia de gastos para o município. “Essa economia pode chegar a 60% aos cofres públicos e, com isso, teremos mais recursos para investir em melhorias”, diz o engenheiro eletricista da prefeitura, Deoclécio Anghinoni Falcão. “Além de apresentar melhor luminosidade e redução de 41% no consumo de energia, teremos custos menores de manutenção com durabilidade maior, de aproximadamente 15 anos”, acrescentou.

De acordo com o prefeito Sidney Ferraresso (DEM), a meta é atender todos os bairros. “Estamos também ampliando a rede elétrica da cidade, com o propósito de alcançar a todos que não possuem essa benfeitoria até final de 2020”, diz. 

Essa foi a etapa final do projeto de revitalização da Praça Ângelo Zanini, que teve as obras inauguradas em setembro, na programação de aniversário do município. Foram realizadas a recuperação da cobertura, do portal de entrada e do alambrado externo da quadra, a modernização da iluminação, a troca de piso e a construção de vestiários masculino e feminino, além de depósito para materiais esportivos e banheiros com acessibilidade para cadeirantes.

De janeiro a outubro, cerca de R$ 300 mil foram investidos na iluminação pública de diversas vias de Serra Negra, entre elas rua Amélia Massaro, bairro das Palmeiras; rua Antônio Pedro Topan, Centro; rua Antônio Pinto da Fonseca, Posses; rua Dr. Paulo Pimentel Mangeon, Centro; rua João Zanona, bairro dos Macados (Loteamento Pracidolândia); rua José Caetano dos Santos, Bairro das Posses (Loteamento Nova Serra Negra); rua Luigi Bernardi Marchi, Centro; rua Mathilde Artuso, Centro; rua Orlando Pesseti, bairro das Posses (Loteamento Nova Serra Negra); rua Presidente Costa e Silva, Centro; rua Professor José Laffranchi, bairro das Posses (Loteamento Nova Serra Negra); rua Sebastião de Almeida, Bairro das Posses (Loteamento Nova Serra Negra); rua Sebastião Pereira Dias, Bairro dos Francos (Loteamento São Luis); rua Irineu Giraldi, Bairro das Posses (Loteamento Giraldi); Avenida Ariovaldo Viana, Bairro das Posses; Estrada Municipal Sebastião Godoy Bueno, Bairro das Posses; Estrada Municipal Carlos Canhassi, bairro dos Leais; Estrada Municipal Maria Canhassi, bairro dos Leais e Travessa da Rua Rosa da Costa Oliveira, Três Barras.

Em fevereiro, foram beneficiados moradores do Bairro dos Leais, no trecho das ruas Carlos Cagnassi e Maria Catini Cagnassi, proximidades da quadra de esportes do bairro. Ao todo foram instalados 18 postes com luminárias públicas, numa extensão de aproximadamente 600 metros lineares.

Em março, o trecho da Estrada Municipal Sebastião Godoy Bueno, próximo ao loteamento Jardim Serra Negra, bairro das Posses, recebeu uma extensão de rede de energia com 16 conjuntos completos de iluminação pública com lâmpadas de LED.

Também em março foram executadas obras nas ruas Antônio Pinto da Fonseca (Posses), Dr. Paulo Pimentel Mangeon (Centro), João Zanona (Posses), José Caetano dos Santos (Loteamento Nova Serra Negra), Rui Luigi Bernardi Marchi (Loteamento Jardim Itália), Mathilde Artuso Salomão (Jardim Iara), Presidente Costa e Silva (Bairro dos Francos), Professor José Lafranchi (Loteamento Nova Serra Negra), Rua Sebastião de Almeida (Loteamento Nova Serra Negra), Sebastião Pereira Dias (Loteamento Parque Fonte São Luiz) Rua Irineu Giraldi (Loteamento Giraldi) e Travessa da Rua Rosa da Costa Oliveira (Três Barras).

Em maio, foi realizada a substituição das lâmpadas por LED em 70 luminárias nas ruas do Centro, sendo elas Visconde do Rio Branco; Monteiro Lobato; Padre João Batista Lavelo; Tiradentes; Capitão Francisco Cunha; Firmino Cavenaghi; XV de Novembro; Duque de Caxias; Edno Moscão; Brasil; José Bonifácio e José J. Zuanazzi, além das praças Lourenço Franco de Oliveira e XV de Novembro.

No mês de julho, a Avenida Ariovaldo Viana, que dá acesso a vários loteamentos nos bairros das Posses e dos Macacos, recebeu extensão de rede primária e secundária, onde também foram instaladas luminárias com tecnologia LED.

Em setembro, foi feita a troca de mais 173 luminárias em ruas do Centro de Serra Negra.


Esta é a segunda etapa do cronograma de renovação de iluminação pública do setor de engenharia elétrica da Secretaria de Obras e Infraestrutura. O investimento é de R$ 158.345,00, com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). A primeira etapa já executada teve 378 luminárias substituídas.

Novo ônibus escolar

A Prefeitura de Serra Negra recebeu da Secretaria de Educação do Estado um ônibus para transportar alunos das escolas públicas do município. O ônibus já está sob cuidados da equipe da Garagem Municipal. O município possui no total sete veículos para o transporte escolar.

O novo ônibus possui características que permitem circulação tanto em zonas urbana quanto em zona rural e tem capacidade para até 44 estudantes sentados, além do condutor. O veículo é equipado com dispositivo de acessibilidade. Uma poltrona móvel, que pode ser deslocada, garante o embarque e desembarque dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.

Comentários