//TURISMO// Cidades que vivem do frio vão atrás de visitantes

Campos do Jordão também quer ter turistas o ano inteiro

O movimento iniciado por empresários locais e prefeitura para trazer visitantes à cidade não só no período de férias e em feriados, como maneira de amenizar os efeitos da crise econômica em Serra Negra, também está sendo realizado em outras cidades turísticas que igualmente têm o frio e as montanhas como maior atrativo.

A Associação dos Amigos de Campos do Jordão, entidade fundada em 1997, que trabalha pela melhoria da qualidade de vida naquele município paulista, por exemplo, distribuiu aos principais órgãos de imprensa um "press release" com o título "10 razões para visitar Campos do Jordão o ano inteiro".

Nele, a associação afirma que "Campos do Jordão é a mais famosa estância climática do Brasil, com clima fresco o ano inteiro (ou em média 10 graus mais fresco que as médias nacionais)", e para provar que a cidade é um excelente destino turístico o ano todo, são listadas 10 razões "mais que especiais para você vir a Campos do Jordão em qualquer época do ano."

Essas "10 razões", segundo o texto do press release, são as seguintes: ar-condicionado natural; paraíso dos esportes ao ar livre; lazer e entretenimento para todas as idades; contato constante com a natureza; o vai e vem do bondinho na mais alta ferrovia do Brasil; temporadas gastronômicas; uma cidade que respira cultura; rede hoteleira de alta qualidade; acesso fácil e seguro; uma cidade só para você.

No fim de julho foi lançada a campanha "Todos por Serra Negra", para promover uma programação contínua de eventos no município ao longo deste segundo semestre até o Natal. O objetivo é reunir o maior número de empresários da cidade para contribuir no financiamento da programação e atrair patrocínios não só das maiores empresas da região do Circuito das Águas Paulista como também de grandes companhias do país, como instituições financeiras e empresas prestadoras de serviços.

No dia 7 de agosto, cerca de 200 pessoas interessadas em conhecer a programação de eventos preparada pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico para o segundo semestre foi a uma reunião no Palace Hotel. Na ocasião, eles ouviram do secretário de Turismo, César Augusto Oliveira Borboni, o Nei, que a prefeitura desta vez só poderá arcar com 33% do investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão necessário para cobrir as despesas com a programação do segundo semestre.

Outros 33% do investimento total deverão ser patrocinados por grandes empresas com as quais a secretaria já estaria em negociações. Os 33% restantes devem ser patrocinados por empresários serranos. Representantes das entidades locais e a TV Band Campinas começam a estudar cotas de financiamento que serão oferecidas aos empresários locais. 

Comentários