//HISTÓRIA// Um passeio pela Serra Negra antiga


Uma foto do monumento ao imigrante é a primeira que o visitante vê ao entrar no Palácio Primavera, na Praça Sesquicentenário, onde funciona a Divisão de Cultura do município. A fotografia integra a exposição "Uma Viagem no Tempo", comemorativa aos 191 anos de Serra Negra, que conta, em imagens, uma boa parte da história da cidade: a mostra reúne obras que datam desde 1913 até os dias de hoje.

Sandra Pereira, que cuida do arquivo do museu da cidade, é a curadora da exposição. Ela diz que pôs em destaque a foto do monumento ao imigrante porque ele representa, de certa forma, Serra Negra, cidade que recebeu um grande fluxo de famílias italianas e deve a elas uma parcela significativa do seu desenvolvimento econômico e cultural.

A mostra é composta por cerca de 100 fotografias escolhidas por Sandra, que contou com a colaboração do fotógrafo e historiador Nestor Leme, que ajudou a datá-las e cedeu algumas para a exposição. Quase todas são do acervo do museu. Um estande é dedicado a obras do fotógrafo Felipe Stein e de seus alunos.

Segundo Sandra, a ideia da Divisão de Cultura é transformar a exposição numa mostra permanente, fazendo um rodízio de fotos. Dessa forma, a história de Serra Negra estará sempre em destaque e à vista de todos que forem ao Palácio Primavera, que já abriga peças do museu da cidade.

A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento do Palácio Primavera, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. 










Comentários

  1. Grande iniciativa! Irei visitar a exposição com certeza! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Minha avo tocava violino no cinema em Serra Negra, na epoca do cinema mudo. Um sonho impossivel, mas gostaria de encontrar alguma documentacao desse fato. Minha avo nasceu em 1924 em
    Serra Negra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.