/CIDADE// Internautas rejeitam concha acústica na Laudo Natel


A indicação feita pelo vereador Renato Giachetto (DEM) na última sessão da Câmara Municipal, solicitando ao prefeito Sidney Ferraresso (DEM) o estudo da possibilidade de se construir uma concha acústica na Avenida Laudo Natel, "visando fomentar o turismo, realizando atividades culturais, inclusive shows musicais", foi mal recebida pelos leitores do Viva! Serra Negra, que se manifestaram por meio de vários comentários no Facebook.

Marcelo de Souza foi quem fez a análise mais aprofundada da ideia, que, a seu ver "parece bastante questionável". Ele, em seu comentário, perguntou "que tipo de turista querem atrair para a cidade?", e deu sugestões para o poder público fomentar o setor:
"Invista em
- recuperar as nascentes;
- recuperar as matas;
- melhorar a aparência das ruas e calçadas dos bairros;
- cuidar das ruas e estradas de terra;
- recuperar o Ribeirão Serra Negra;
- recuperar as lagoas assoreadas;
- arborizar a cidade e os bairros;
- melhorar a drenagem da cidade para que os carros dos turistas não fiquem boiando nas ruas centrais;
- proteger superficialmente os solos para não vermos tantas erosões e assoreamento;
- transformar o alto da serra num parque municipal e estruturá-lo. Criar trilhas para caminhadas com algumas circundando suas encostas, outras chegando em Monte Alegre do Sul e outros pontos;
- criar ciclovias e ciclofaixas ligando o centro ao Alto da Serra, ao Parque da Represa, ao Parque Santa Lídia e a Monte Alegre do Sul;
- criar circuitos de caminhada ligando Serra Negra a Monte Alegre do Sul etc.
Existem muitas outras formas de turismo."

Vários leitores insistiram em que a construção da concha acústica naquele local iria prejudicar os moradores das redondezas. 

Adriana De Biasi Dorigatti escreveu:

"Renato, desculpe a sinceridade, mas Laudo Natel, amigo, é acabar com a paz de quem mora ali...A Sesquicentenário [praça] tem que ser mais explorada, se for o caso... Mesmo as festas que são feitas na João Zelante passarem pra lá por conta de maior espaço... Temos o Casco de Ouro também para ser melhorado...Vamos repensar?"

Glauce Quessada fez coro com a sua opinião:
"Concordo! Pra quem mora ali, já basta aquele evento que chamam de "carnaval", pra não se ter paz!" 

Isabel D. L. Souza foi na mesma linha de pensamento: "Sinto muito pelo povo que mora ali e nas redondezas... Poderá ser bom para os de fora, mas quem mora por ali precisa dormir e descansar! Não esqueçam que as lojas abrem sábados, domingos e feriados!"

Bento Rossi citou outro ponto contrário à ideia: "Já pensou no inferno para quem mora ali? Os imóveis vão desvalorizar bastante."

Outros leitores pediram que a verba que seria usada para construir a concha acústica fosse destinada a outras finalidades.

Taninha Capel escreveu: "Primeiro: com tanta coisa que é necessário hoje se fazer na cidade para ajudar a população, creio que isso não seria viável. O turista tem tudo, a população nada tem. Como disse a Adriana De Biasi Dorigatti , há muitos outros lugares… Ah outra coisa, sou muito a favor da cultura, já trabalhei nela e quem me conhece sabe o quanto amo esse setor. Mas hoje a população de Serra necessita de mais transporte público, em bairros com poucos horários e por um valor melhor. Necessita que o atendimento médico nos postos sejam muito melhor do que hoje. Esportes para tirar as crianças da rua."

Marcio de Jesus Maciel completou: "Tenho uma ideia! Invistam o dinheiro na população, em melhorias pra saúde e educação, na qualidade de vida do seu povo. Quer melhor cartão de visitas que esse?"

Icaro Andreatti sugeriu mais gastos em saúde pública: "Vá investir em saúde em primeiro lugar, sr. vereador. Aproveite o pouco tempo que tem na Câmara e faça algo útil para o povo. Até hoje não vi sequer um projeto bom deste mesmo vereador."

Até mesmo moradores de outras cidades se manifestaram, como Virginia Luisi: "Como turista peço que criem vagas para estacionar. Infelizmente os donos de loja ocupam todas as vias, estacionando seus carros, e nós turistas não temos onde parar para passear e fazer compras, frequentar a praça e os barzinhos."

O autor da indicação, vereador Renato Giachetto, também mandou mensagem, para explicar o motivo que o levou a pedir estudos sobre o tema: "Boa noite a todos! Concordo que há outras prioridades. A sugestão foi apenas a título de ideia. Isso não quer dizer que será efetivado. Estou receptivo a boas ideias e essa foi a ideia de um munícipe. Por favor, encaminhem sugestões no privado. Obrigado a todas as manifestações. Abraços."

Comentários