//TURISMO// Os chilenos estão chegando

César Borboni: Serra Negra pode ter estacionamentos verticais

Salete Silva

Serra Negra poderá integrar as rotas turísticas da Sky Airline, companhia aérea chilena de baixo custo, que desde dezembro do ano passado faz voos entre São Paulo e a capital daquele país, Santiago.  

As negociações entre o governo do Estado de São Paulo e a companhia aérea para incluir regiões do interior do Estado, entre os quais o Circuito das Águas Paulista, na rota turística da empresa chilena, deverão ser concluídas no dia 17 de agosto, em Ilhabela, durante reunião da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp).

A informação foi prestada pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Serra Negra, César Augusto Oliveira Borboni, o Nei. A companhia aérea quer incluir o Circuito das Águas Paulista nas opções de passeios oferecidos em especial aos chilenos que vêm a São Paulo a negócios e aproveitam a oportunidade para fazer turismo no Brasil.

O Nordeste tem sido o principal destino desses turistas. A Sky Airline quer passar a oferecer como opção também o interior de São Paulo. O Circuito das Águas é favorecido pela proximidade do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, o principal do Estado depois do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A proposta prevê a inauguração de um posto de vendas em Santiago, que será chamado de Casa São Paulo, para divulgar e vender destinos para o interior paulista.

O perfil do turista chileno dá uma ideia do potencial desse mercado turístico. Além de permanecer nos destinos em média 7,2 noites por viagem, o chileno tira cinco férias por ano.  

“É uma boa oportunidade de negócio para Serra Negra”, diz Nei. As negociações estão em curso e, segundo ele, falta a confirmação apenas de duas ou três cidades do Circuito das Águas, o que deverá ocorrer no próximo encontro da Aprecesp.

Outra boa oportunidade de negócio para o turismo serrano foi a inclusão de Serra Negra na rota do Caminho da Fé, trajeto de peregrinação brasileiro em direção ao Santuário de Aparecida, inspirado no Caminho de Santiago de Compostela.

A inclusão do município nesse roteiro de cidades dos romeiros é uma conquista do grupo de ciclistas de Serra Negra, informou o presidente do Comércio Forte, Rafael Accorsi. “É mais uma oportunidade para explorar turisticamente a cidade”, afirmou o empresário.

A expectativa do secretário de Turismo é que o Festival de Inverno 2019 também estimule novos empreendimentos em Serra Negra. Segundo ele, a Lix da Cunha, construtora responsável por grandes empreendimentos imobiliários em Campinas, manifestou interesse em construir estacionamentos verticais em Serra Negra.

A ideia é firmar parceria público privado com a empresa. Para isso, no entanto, segundo o secretário, Serra Negra terá de investir para atrair turistas e ampliar ainda mais o movimento de veículos automotores na cidade.

Comentários