//CINEMA// Cineclube mostra o drama dos reassentados


"Minha Casa Era Aqui", último filme da ciclo sobre Chico Carneiro, cineasta paraense radicado em Moçambique, vai ser exibido nesta quarta-feira, 28 de agosto, às 19h30 no Palácio Primavera (Praça Sesquicentenário), pelo Kanemo Cineclube, com entrada gratuita.

O filme acompanha a vida de algumas famílias que foram reassentadas para a construção da ponte Maputo-Katembe, em Moçambique, na sua luta para recomeçar suas vidas. A obra foi financiada e construída pelo governo chinês e custou US$ 785 milhões. 

Para a construção da ponte foi necessário reassentar cerca de 1.200 famílias que moravam nos bairros de Tenga, Mahubo e Chamissava - em Moamba, Boane e Katembe, respectivamente. Cada uma delas recebeu uma indemnização em dinheiro e terrenos de  800 a 1.200 metros quadrados para construir suas novas casas. 

O documentário apresenta entrevistas com administradores dos distritos, membros de órgãos do Estado, representantes da sociedade civil e, sobretudo, com quem foi diretamente afetado pelo reassentamento, que transformou cidadãos em objetos, no processo de gentrificação da cidade de Maputo. 

O  filme integrou o Relatório Anual sobre Governação Ambiental, edição de 2018.

Neste mês de agosto, o Kanemo Cineclube já levou ao público serrano três obras de Chico Carneiro: "Das Barrancas do Rio Cariá", "Djambo" e "Quem é Vanda?"

Comentários