//CIDADE// Projeto ambicioso para turismo depende de verba

Cerca de 30 empresários locais foram à reunião com o secretário de Turismo 


Salete Silva


Incentivados pelos bons resultados do Festival de Inverno e sem querer esperar a retomada econômica prometida pelo governo federal, empresários serranos do comércio, de bares e restaurantes, do setor hoteleiro e do agronegócio estão lançado a campanha Todos por Serra Negra para promover, em parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, uma programação contínua de eventos ao longo deste segundo semestre até o Natal.

O objetivo é reunir o maior número de empresários da cidade para contribuir no financiamento da programação e atrair patrocínios não só das maiores empresas da região do Circuito das Águas Paulista como também de grandes companhias do país, como instituições financeiras e empresas prestadoras de serviços.

Os detalhes do projeto serão discutidos na próxima quarta-feira, 7 de agosto, às 19 horas no Serra Negra Palace Hotel, quando os empresários serranos esperam reunir o maior número possível de comerciantes, hoteleiros e donos de bar e restaurantes. O lançamento da campanha Todos Por Serra Negra foi realizado depois da apresentação aos empresários da proposta de programação cultural para o segundo semestre pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Serra Negra, César Augusto Borboni, o Nei, na quarta-feira, 31 de julho, na sede da secretaria.

Apesar de ter enviado mais de 500 convites a empresários da cidade, apenas cerca de 30 compareceram à reunião. A ideia apresentada pela secretaria teve aprovação praticamente unânime dos presentes, mas se constatou que o número de participantes ainda é insuficiente para a execução do projeto.

Além de contar com a parceria da Band Campinas, que deverá manter seu estúdio na Praça João Zelante até o fim de 2019, o projeto prevê eventos culturais que incluem diversas apresentações. Uma das principais atrações será a A Sinfonia das Águas, espetáculo há mais de uma década apresentado pela Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas.

A Sinfonia das Águas é um show multimídia, já visto por mais de 400 mil pessoas, com um repertório diversificado, incluindo óperas, grandes compositores do século XX, temas de filmes, vencedores dos grandes festivais de MPB e música italiana. O secretário de Turismo informou que o maestro Agenor Ribeiro Netto, responsável pelo espetáculo, quer transferir os shows para Serra Negra.

A programação apresentada pela secretaria para o segundo semestre prevê ainda uma Feira Agropecuária, voltada para negócios e turismo, durante a semana do município; Oktoberfest da Serra; Pôr do Sol Musical no Alto da Serra; e um evento culinário em parceria com o SBT. Finalizando a programação, estão previstas apresentações de Natal com a Veritas Produção, empresa de sistemas integrados digitais que produz shows de pirotecnia, efeitos especiais e performances, responsável por eventos famosos no país, como o Natal Luz de Gramado.

A programação total está orçada em torno de R$ 1 milhão. A Prefeitura não tem recursos para bancar sozinha os eventos, uma vez que já investiu praticamente 50% de todo o orçamento previsto para este ano. A Secretaria de Turismo teria disponível apenas cerca de R$ 200 mil. A estratégia é firmar parcerias público privadas (PPPs) não só com empresários serranos, mas com bancos, CPFL e Sabesp, entre outras prestadoras de serviços no município, além de grandes empresas da região.

Já está marcado para dia 25 de agosto um espetáculo com a A Sinfonia das Águas, que trará ao Centro de Convenções uma apresentação da orquestra com mais de 70 músicos. A ideia é convidar os potenciais patrocinadores para assistir ao espetáculo, conhecer a programação de eventos para o segundo semestre de Serra Negra e propor as parcerias.

Além de criar uma Agência de Desenvolvimento Regional, para captar recursos, o projeto propõe aproveitar os benefícios da Lei Rouanet, que oferece incentivos fiscais a empresas e cidadãos que apliquem uma parte do Imposto de Renda em ações culturais. A Sinfonia das Águas já conta com a Lei Rouanet para atrair patrocinadores. “Mas tudo depende da adesão dos empresários de Serra Negra”, ressalvou o secretário.

“Essa iniciativa é muito importante porque é a primeira vez que discutimos um calendário de programação previamente. Vejo com bons olhos, e eu pessoalmente estou dentro, porque acho que o caminho é por aí”, afirmou o empresário Rafael Accorsi, presidente do Comércio Forte. Sua expectativa é contar com o apoio das demais entidades representativas de empresários da cidade, como a Ashores e a ACIA, além do setor de agronegócio. “Tenho certeza de que todos vão sinalizar a favor, não haverá problema em abraçar essa ideia”, concluiu. O desafio, admitiu, será trazer um grande número de empresários locais já na reunião da próxima quarta-feira. 

Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.