//SAÚDE// Secretaria transportou 3.700 pacientes até abril


No primeiro quadrimestre do ano o setor de transportes da Secretaria de Saúde fez 1.340 viagens com 3.737 pacientes e 1.929 acompanhantes. A equipe conta com seis motoristas de carros, 15 motoristas de ambulâncias e quatro enfermeiros, que atuam em plantões de 12 horas.

A Central de Ambulâncias da Saúde atua 24 horas por dia, em parceria com o Corpo de Bombeiros e com o Hospital Santa Rosa de Lima, que pertence à Irmandade Santa Casa, principalmente em casos de emergência para o transporte de pacientes, pelos telefones (19) 3892-3147 (setor de transportes) e (19) 3892-1888 (hospital).

Além da demanda local, os destinos de atendimento foram os municípios de Barretos, Ribeirão Preto, Jaú, Bauru, São Paulo, Jundiaí, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Sumaré, Limeira, Santa Bárbara D´Oeste, Piracicaba, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Americana, Indaiatuba, Sorocaba, Amparo, Lindoia, Águas de Lindoia, Pedreira e Jaguariúna.

A frota de veículos foi renovada por meio do Programa Saúde Mais Perto de Você, do Ministério da Saúde, e principalmente do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

Do Finisa, neste ano foram adquiridos cinco veículos, sendo três ambulâncias tipo furgão, uma van de 16 lugares e uma minivan de sete lugares. Já os recursos do Ministério da Saúde garantiram a compra de cinco automóveis. 

Com a vinda dos novos veículos foi possível viabilizar o transporte para as visitas domiciliares. No total, a Secretaria de Saúde possui à disposição da população um micro-ônibus (contratado de uma empresa), três vans, uma minivan, cinco automóveis e seis ambulâncias. Antes da aquisição das ambulâncias via financiamento, a prefeitura alugava dois veículos, por cerca de R$ 12 mil mensais. 

“Os veículos são utilizados para transporte coletivo, pois seria impossível transportar pacientes individualmente numa cidade de 28 mil habitantes e que possui uma grande maioria que depende do SUS [Sistema Único de Saúde]. A não ser em casos de extrema necessidade é aberta uma exceção. O mais importante é que os veículos são novos e oferecem segurança e conforto para o paciente, independentemente de haver ou não outros pacientes”, diz a secretária de Saúde, Teresa Cristina César Fernandes, a TC.

Consultas, exames, cirurgias, hemodiálise, alta ou transferência hospitalar e internações são as demandas atendidas pelo setor de transporte da Saúde. A quantidade de pacientes por veículo é definida de acordo com a demanda por itinerário.

Comentários