//POLÍTICA// A visita de Dallagnol a Serra Negra



Serra Negra integrou o roteiro de palestras do procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da Força Tarefa da Lava Jato. Ele foi um dos palestrantes da 42ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo, realizada de 20 a 23 de setembro de 2018, no Hotel Fazenda Vale do Sol, em Serra Negra.

Dallagnol teria montado um plano de negócios de eventos e palestras para lucrar com a fama e contatos obtidos durante as investigações da Lava Jato, segundo mensagens divulgadas neste domingo, 14 de julho, pelo The Intercept Brasil e Folha de São Paulo.

Além dele, o evento realizado em Serra Negra contou com palestras do professor Mario Sergio Cortella e do comandante de embarcações Almir Klink. Com hospedagem para duas pessoas em chalé duplo, incluindo café da manhã, almoço e jantar, o ingresso do evento custava R$ 1.800,00. Comerciantes e moradores de Serra Negra foram convidados a participar com ingressos promocionais. 

"Vamos organizar congressos e eventos e lucrar, ok? É um bom jeito de aproveitar nosso networking e visibilidade", escreveu o procurador em mensagem a mulher dele. Os diálogos examinados pela Folha e pelo Intercept indicam que Deltan  utilizou os serviços de duas funcionárias da Procuradoria em Curitiba para organizar sua atividade pessoal de palestrante no decorrer da Lava Jato.

As mensagens mostram ainda que o procurador incentivava outras autoridades ligadas ao caso a realizar palestras remuneradas, entre eles o ex-juiz e atual ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro. 

Para atrair um público de jovens e interessados em cursos motivacionais, segundo as mensagens, Dallagnol  teria pensado em incluir temas como lucrar e crescer na vida.  “Curiosidade não basta, até porque a maior parte dos jovens não tem interesse em Lava Jato. Para o modelo certo, teria que incluir coisas que envolvam como lucrar, como crescer na vida, como desenvolver habilidades de que precisa e não são ensinadas na faculdade", diz o diálogo postado pelo procurador no dia 27 de dezembro de 2018. 

O tema da 42ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo foi "Transformação do Varejo Frente às Novas Tecnologias". Depois da  divulgação das mensagens, Dellagnol voltou a dizer que o interesse é anular condenações e barrar o avanço da investigação. Embora já tenha recusado um convite para depor no Congresso, o procurador disse que não tem receio de depor no Congresso.

Comentários