//EDUCAÇÃO// Oficinas pedagógicas serão ampliadas


Cerca de 1.500 alunos da rede pública de ensino de Serra Negra têm acesso, desde o início do ano, às oficinas pedagógicas oferecidas pelas Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) que atuam em período integral. As oficinas atendem aos alunos de Pré I, Pré II e 1º Ano do Ensino Fundamental. São três modalidades diferentes de cursos que fazem parte da grade do contraturno escolar, ministrados uma vez por semana para cada turma, divididas por faixa etária: esportes, expressão corporal e xadrez.

A partir de uma pesquisa realizada com pais e responsáveis por alunos das escolas Geraldo de Faria Lemos Pinheiro (Centro), Rosalba Perondini Salomão (Alto das Palmeiras) e Durval de Paula Chagas (Campo dos Sete), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura  pretende oferecer as oficinas ao público que frequenta essas unidades de ensino, que funcionam apenas em regime de meio período, a partir da volta das férias de julho. 

Num primeiro momento, os alunos das três escolas terão apenas aulas de xadrez, que ocorrerá às quartas-feiras, no período noturno. Porém, estudos já estão sendo feitos para que seja dado o curso de expressão corporal, em outro dia da semana. As aulas serão no Mercado Cultural, localizado à Praça XV de Novembro - s/nº, Centro, sede da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo Sandra Bordini, supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as oficinas foram criadas para deixar a escola mais atrativa para o aluno. "Embora haja o professor dentro da sala de aula, acreditamos que o aluno tem um envolvimento maior com a escola quando ele realiza atividades complementares, num espaço adequado, geralmente fora da sala de aula, mas ainda dentro do ambiente escolar", diz.

Para a coordenadora pedagógica da rede de ensino pública, Gláucia Felipi, o objetivo das oficinas é proporcionar ao aluno "um desenvolvimento completo de sua formação, seja ela cognitiva, psíquica, motora ou emocional". 

Atender a uma demanda da educação moderna é um dos pontos principais das oficinas. "A pedagogia atual demonstra que o ensino da criatividade, da coragem e da resiliência, por exemplo, é fundamental para instalarmos nos alunos as habilidades necessárias para a vida adulta", acrescenta.

Atuando há 11 anos no ensino de xadrez em Serra Negra, Ivanildo Perciani conta a experiência de levar essa modalidade a crianças tão novas: "Mesmo pequenos, eles se interessam muito pelas atividades. Logo de início perceberam a importância das aulas para o aprendizado das demais áreas do conhecimento, como linguagens e matemática, já que o xadrez trabalha a concentração e a organização, e incentiva a inteligência estratégica."

Segundo ele, não só as crianças, mas os pais e os colegas professores reconhecem a importância das atividades extracurriculares no desenvolvimento do aluno. "No princípio os pais tiveram preocupação quanto às habilidades dos próprios filhos, mas dentro de um curto período perceberam que o ensino do xadrez colaborava com o crescimento cognitivo das criança, e era um importante aliado das demais disciplinas. Pais e professores reconhecem mudanças reais na organização dos filhos em casa, e na atenção dos alunos em sala de aula, por exemplo",diz.

Comentários