//SAÚDE// Fila menor para cirurgias eletivas

Teresa Cristina: contrato assinado com o Hospital Santa Rosa de Lima

Verbas do governo federal, via Fundo Nacional de Saúde, e da Secretaria Municipal de Saúde, vão possibilitar que pacientes da rede pública de Serra Negra que aguardam cirurgias de hérnia e vesícula façam o procedimento mais cedo do que o esperado, no Hospital Santa Rosa de Lima.

“Existe um recurso do governo federal para realização de cirurgias eletivas. O recurso é pago pelo Fundo Nacional de Saúde. A Secretaria de Saúde entrou em contato com o hospital para verificar o interesse em fazer as cirurgias. Houve uma negociação com a diretoria e as equipes médicas e ontem assinamos o contrato”, informou a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina César Fernandes.

O governo federal pagará o valor de duas tabelas SUS para cada cirurgia. Além do recurso federal, a prefeitura vai repassar com recurso próprio meia tabela SUS para que as cirurgias possam ser efetuadas.

Os pacientes que aguardam as cirurgias, cerca de 70, já estão sendo avaliados para posterior agendamento. Os procedimentos cirúrgicos serão feitos até o dia 31 de julho. Os pacientes que não puderem ser atendidos agora continuarão aguardando as vagas do Estado. Alguns pacientes apresentam condições especiais que necessitam, por exemplo, de retaguarda de UTI, e nesses casos não passarão pela cirurgia no Hospital Santa Rosa de Lima. Essa avaliação é feita pela equipe responsável pelos procedimentos.

Comentários