//ECONOMIA// Café serrano pede certificação

Silvia e o prefeito Sidney Ferraresso: café é importante para a região

A Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas (Acecap) quer a colaboração da prefeitura de Serra Negra para obter o registro de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para o café de Serra Negra e região.

A presidente da Acecap, Silvia Fontes, e o prefeito Sidney Ferraresso (DEM) se reuniram para discutir o assunto. Com a Indicação Geográfica, o café serrano terá identificação de origem, identidade própria e diferenciação que poderá facilitar o acesso aos mercados interno e externo, alavancar os negócios do setor, elevar renda e promover o desenvolvimento regional.

“Se conseguirmos obter essa identificação geográfica, com certeza conseguiremos impulsionar ainda mais o turismo e a economia na região”, disse Silvia. Ela lembrou que o café serrano é considerado especial ou gourmet por apresentar a mais alta qualidade reconhecida pelas diversas premiações já recebidas, o que justifica a certificação.

A associação tem se empenhado em comprovar e conectar a identidade do Circuito das Águas com o café, por meio de diversas iniciativas, como a formação de grupos dedicados ao trabalho com cafés especiais, realização de trabalho conjunto com entidades para aprimorar a cafeicultura, promoção de concursos de cafés especiais, participação em feiras e eventos nacionais, divulgando o café do Circuito das Águas, entre outras.

Silvia solicitou ao prefeito apoio na divulgação e nas ações necessárias. Uma delas é a elaboração da prova de notoriedade da região produtora vinculada ao produto da indicação geográfica.

A Acecap quer ainda da prefeitura comprovação de existência de uma estrutura de controle sobre os produtores que tenham o direito ao uso exclusivo da indicação geográfica, além da delimitação da área geográfica de produção da IG, a comprovação da produção na área delimitada por meio de mapeamento georreferenciado e outros documentos comprobatórios. 

“Sabemos da importância do café, não só para Serra Negra, como também para a região e a obtenção dessa certificação certamente fará com que todos os municípios do Circuito das Águas possam crescer juntos. Sabemos que não é fácil, mas o trabalho da Acecap é muito bom e vamos unir forças para atingir esse objetivo”, afirmou o prefeito.

Comentários