//AMBIENTE// Lagos vão ser desassoreados

Os técnicos observam a Represa Santa Lídia

As providências para o desassoreamento dos lagos urbanos do município começaram a ser tomadas. Na terça-feira, 25 de junho, técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) estiveram no Parque Represa Dr. Jovino Silveira (Barragem) e numa área no Bairro das Posses, próxima à Represa Santa Lídia, para conhecer os terrenos onde a Sabesp pretende depositar detritos (areia e lodo) retirados dos lagos. 

“Depois de realizarmos estudos do que poderia ser feito para resolver o problema de assoreamento da Barragem sugerimos à Sabesp a locação de um terreno particular ao lado daquela área para o depósito dos resíduos sólidos para, depois de secos, serem encaminhados a um terreno do município", informou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Osmar Stacheti. Segundo ele, a Sabesp aceitou a sugestão, mas era preciso a aprovação da Cetesb, que então deu aval para a continuidade do projeto.

Além da Barragem, as medidas de desassoreamento incluirão o Lago Seco e o Lago do Querência, no Bairro das Posses. Nesses locais, uma vez que a quantidade de material úmido é pequena, não haverá necessidade de aluguel de terreno para secagem, o que o ocorrerá nas proximidades de suas próprias margens para posterior encaminhamento ao terreno próximo à Santa Lídia.

Os próximos passos para o licenciamento da atividade de desassoreamento da Sabesp serão o encaminhamento de documentos a serem protocolados e aprovados pela Cetesb e pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e, posteriormente, a abertura de licitação por parte da Sabesp para a contratação de uma empresa que realizará os serviços, o que levará alguns meses.

A Sabesp bancará os custos do projeto.

Comentários