//FALA, CIDADÃO!// Veneno em Serra Negra


Ana Alice Fidalgo

Embora recentemente a Bayer tenha sido condenada nos Estados Unidos pelos malefícios causados pelo herbicida glifosato, o produto continua sendo usado livremente em Serra Negra. Na sexta-feira (19/4), um terreno localizado no fim da Rua Aparecido Ferreira Vidal, no Bairro das Posses, estava sendo pulverizado com o produto cancerígeno, sem que houvesse qualquer aviso prévio aos vizinhos e sem que o responsável pelo serviço, identificado apenas por Benjamin, que seria morador de Amparo, não providenciasse nem mesmo a devida proteção para o trabalhador que aplicava o agrotóxico. 

Muito moradores das Posses e de outros bairros da cidade onde existem ainda várias áreas verdes têm denunciado o uso do veneno logo depois de desmatamentos indiscriminados de lotes vazios. A Prefeitura, porém, embora contando com uma repartição destinada a proteger o meio ambiente, nada tem feito, nem num caso, nem no outro.

Em geral, a "desculpa" é que os terrenos são particulares, como se, mesmo pondo em risco a saúde da população vizinha a esses locais, bem como seus animais domésticos (https://www.bvs-vet.org.br/vetindex/periodicos/acta-scientiae-veterinariae/40-(2012)/intoxicacao-pelo-herbicida-glifosato-em-cao/) e árvores centenárias pudessem ser derrubadas e o herbicida cancerígeno pudesse ser usado em propriedades privadas sem levar em conta as graves ameaças à população.

Onde fica, portanto, o slogan oficial de Serra Negra, "cidade saúde"?

O vídeo abaixo mostra o momento da pulverização do agrotóxico:







Comentários