//CIDADE// Por dentro do Diário Oficial


Geralmente esquecido num canto das repartições públicas ou em bancas de revistas, o Diário Oficial de Serra Negra é leitura importante para quem deseja saber o que fazem o Executivo e o Legislativo da cidade.

Claro, a leitura é maçante, os textos de certa forma incompreensíveis, já que, na quase totalidade, são editais, contratos, atos oficiais, enfim.

Entre esse calhamaço de informações, há, porém, algumas pequenas pérolas que tornam saborosa a leitura do "Diário Oficial".

A edição nº 636, datado de 23 de março de 2019, traz algumas dessas "curiosidades":

1) Aviso de licitação para o fornecimento e entrega de água mineral "com e sem gás", para atender a "diversas secretarias" - isso numa estância hidromineral!

2) Aviso de licitação para compra de "caixas de bombons sortidos para serem distribuídos ao funcionalismo público" - seria uma forma de "adoçar" os funcionários?

3) Registro de preços para a compra de dois veículos de passeio marca Chevrolet, da concessionária Automec, no valor total de R$ 161.180 - faltou dizer o modelo e para qual fim...

4) Registro de preços para locação de serviços de sonorização e iluminação para "diversos eventos", no valor total de R$ 226.200. O feliz fornecedor do serviço é a empresa Lielson Sidclei Guidolim ME, da cidade de Rio das Pedras. Espera-se que ela saiba quais são os "diversos eventos" em que vai trabalhar...

5) Publicação de edital para a seleção de projetos sobre promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes na edição do "Diário Oficial" do dia 22 de março de 2019, quando o próprio edital estabelecia a publicação no dia 15 de março, ou seja, uma semana antes - o recebimento da documentação e projetos estava marcado para o dia 29, e assim os interessados teriam apenas uma semana para preparar tudo...

Já na seção dos atos oficiais do Poder Legislativo há outros fatos interessantes, a começar pela abertura da sessão do dia 11 de março: "Havendo número regimentar, o Exmo. Sr. Presidente declarou aberta a sessão. Em seguida convidou a todos, para juntos, rezarem o Pai-Nosso." 

Pergunta: será que ele sabe que no mundo existem budistas, muçulmanos, umbandistas, ateus etc etc, e a Constituição brasileira diz que o nosso é um Estado laico?

Os vereadores Ricardo Favero Fioravante, Leandro Gianotti Pinheiro e Roberto Sebastião de Almeida requereram uma série de informações da prefeitura sobre gastos do carnaval deste ano - no que estão absolutamente certos, porque o Legislativo também existe para fiscalizar o Executivo. 

O requerimento, que deixa transparecer um sentimento de suspeição sobre a lisura da realização do carnaval oficial serrano, foi aprovado por unanimidade.

Os mesmos dez vereadores, porém, logo em seguida também aprovaram "votos de congratulações e aplausos" para a secretária municipal de Turismo, Maria Cecília Camano Murr, e para "todos os dedicados funcionários da Secretaria Municipal de Turismo", pelo "belíssimo, bem organizado e animado carnaval realizado no município de Serra Negra, o Serra Folia 2019".

O vereador Leonel Franco Atanázio foi o autor do requerimento.

Tanto ele quanto os demais colegas, parece, estão meio perdidos: afinal, o carnaval foi uma festa de gastos ou uma festa popular?

Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.