- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Prefeitos “espertos” já conseguiram desviar R$ 705 milhões do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) desde 2021. Em 835 cidades, o dinheiro que deveria ir para a educação infantil, como determinação constitucional, foi parar em alguma bobagem.
O fundo é composto por dinheiro de impostos estaduais e municipais, com complementação da União em locais onde os recursos não atingem o mínimo legal por aluno.
O problema é que o Fundeb foi reformulado em 2021, sob a gestão nefasta do bolsonarismo, abrindo brechas para desvios. A mudança prevê que 15% da parte de complementação da União seja destinado a “melhorias” na rede de ensino, o que inclui obras.
Foi a dica para prefeitos irresponsáveis desviarem o dinheiro, denuncia o Ministério Público. O MP trabalha com municípios de todo o País para garantir a recomposição dos investimentos não realizados e apurar o destino do dinheiro desviado.
Além do MP e da ação dos agentes do Estado, a fiscalização deveria ser feita pelos vereadores, que entram no mesmo saco de gatos dos deputados e senadores. Muitos estão ali apenas para apadrinhar e reforçar o orçamento doméstico, pouco se lixando para a obrigação com a população, especialmente com os mais vulneráveis.
É preciso cada eleitor acompanhar os passos dos vereadores, deputados e senadores, cobrando seu compromisso com quem os levou até lá.
--------------------
Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos

Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.