Leitura rápida
Na sessão da Câmara Municipal de Serra Negra realizada em 22 de junho, os vereadores apresentaram indicações e requerimentos voltados à melhoria do trânsito local — um sinal de que estão acordando para o caos viário que afeta a cidade. Entre as propostas, destacam-se o reforço da fiscalização e ações educativas em períodos de grande movimento, estudos para restringir o estacionamento em um dos lados da Rua Monteiro Lobato, aprimoramento da sinalização na Rua dos Expedicionários e instalação de placas na Rua Coronel Pedro Penteado. Também foram solicitadas informações à prefeitura sobre medidas para organizar as operações de carga e descarga e garantir maior segurança e fluidez nas vias centrais.
Notícia completa
Depois de anos de reclamações de moradores, comerciantes e turistas sobre os problemas de mobilidade urbana em Serra Negra, os vereadores finalmente demonstraram preocupação com o trânsito da cidade. Uma série de indicações e requerimentos apresentados na sessão de 22 de junho evidencia que o Legislativo passou a reconhecer uma situação que há muito tempo é apontada pela população: o trânsito serrano vive um cenário de desorganização, falta de fiscalização e escassez de sinalização adequada.
Entre as propostas apresentadas, a Mesa Diretora da Câmara solicitou à Prefeitura o reforço da fiscalização e de ações educativas nos períodos de maior movimento turístico, especialmente em feriados prolongados e eventos, quando o fluxo de veículos e pedestres aumenta significativamente. A iniciativa surgiu a partir de uma sugestão do Colégio Libere Vivere, como parte do Projeto OAB Cidadania 2026.
A vereadora Karina Kellys Ferreira Souza protocolou indicações voltadas à reorganização do trânsito em pontos críticos da cidade. Uma delas pede estudos para proibir o estacionamento em um dos lados da Rua Monteiro Lobato, via considerada estreita e onde os veículos estacionados dos dois lados dificultam a circulação e o acesso às garagens. Outra indicação solicita melhorias na sinalização da Rua dos Expedicionários, incluindo demarcação de vagas, criação de espaços exclusivos para motocicletas, revitalização de faixas de pedestres e medidas para evitar que motos ocupem vagas destinadas a automóveis. A parlamentar também propôs a instalação de placas na Rua Coronel Pedro Penteado para impedir que motocicletas utilizem vagas reservadas a carros.
Ana Bárbara Magaldi pediu a palavra para informar que comerciantes estabelecidos na Rua Sete de Setembro a procuraram para se queixar do barulho dos trânsito naquela via, especialmente de caminhões que trafegam por ali. "Muitas vezes, me disseram, fica difícil até conversar com os clientes, tal o barulho dos caminhões", disse.
Já Renato Pinto Giachetto apresentou requerimentos cobrando explicações da prefeitura sobre medidas para organizar as operações de carga e descarga na região central, um dos pontos frequentemente apontados como causadores de congestionamentos e conflitos no trânsito. O parlamentar questiona se haverá melhorias na sinalização das vagas exclusivas, campanhas educativas e outras ações voltadas à fluidez viária. Giachetto também solicitou informações sobre possíveis estudos para restringir o estacionamento a apenas um lado da Rua Monteiro Lobato, buscando reduzir os problemas enfrentados diariamente por motoristas que utilizam a via.
As propostas apresentadas refletem uma realidade conhecida por quem circula pela cidade, principalmente moradores. Nos fins de semana e feriados, Serra Negra enfrenta dificuldades cada vez maiores com vagas de estacionamento insuficientes, veículos parados em locais inadequados, motocicletas ocupando espaços destinados a automóveis, ruas estreitas congestionadas e uma fiscalização considerada insuficiente pela população.
O conjunto de indicações e requerimentos mostra que, ainda que tardiamente, os vereadores passaram a reconhecer um problema que há anos afeta moradores, comerciantes e turistas e que se agravou depois de a cidade ficar sem agentes de trânsito por um longo período. Agora, resta saber se as cobranças ao Executivo resultarão em medidas concretas para enfrentar o caos que se instalou nas ruas serranas.

O que comento muito com família são os hotéis em geral todos do centro colocarem cones ,tipo proibido estacionar onde nem guia rebaixada é ,pela lei jamais podem fazer isso, morei em SP muito tempo nunca vi isso
ResponderExcluirFiscalização de transito tem que aplicar a lei seja onde for,