A prefeitura de Serra Negra anunciou, na quinta-feira, 5 de fevereiro, uma intervenção provisória no Canil Municipal, com o afastamento de Daniela Santos, responsável pela Associação Amigo Bicho, que administra o centro de acolhimento de animais há cerca de 25 anos. O prefeito Elmir Chedid, em vídeo exibido em redes sociais, justificou a medida com base em denúncias de maus-tratos contra os animais.
As primeiras denúncias foram feitas no início do ano e de acordo com o prefeito, desde 8 de janeiro já havia sido constituída uma Comissão de Fiscalização e Acompanhamento para apurar os fatos e avaliar as condições de funcionamento do canil.
Uma fiscalização realizada in loco por essa comissão e integrantes da Vigilância Sanitária e Ambiental, depois que que moradores compareceram à Câmara Municipal no dia 2 de fevereiro para pressionar os vereadores pelo afastamento da gestora do canil, não constatou, no entanto, maus tratos nem agressões aos animais, informou o prefeito.
“Preliminarmente pelo o que a gente viu não teve agressões aos animais, que estão bem tratados, mas muitas coisas inconsistentes que não deveriam estar ocorrendo lá”, disse o prefeito, sem informar quais foram as "inconsistências" observadas. Daniela Santos só tomou conhecimento de seu afastamento pelas redes sociais.
O prefeito informou que vai tomar todas as providências legais. Além do vice-prefeito Rodrigo Dematte, participaram do vídeo com o prefeito exibido nas redes sociais alguns secretários municipais, como o da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nilton Luiz Bigarelli, responsável pela fiscalização do canil.
Participaram ainda o presidente da Câmara Municipal, Wagner Del Buono, e vereadores da base de apoio do prefeito no Legislativo: Letícia Esteffany, Tuco da Água e Karina Kellys. O prefeito citou a ausência dos demais. “Mais dois vereadores não puderam estar presentes aqui e me avisaram que não podiam vir, os outros talvez também não puderam vir”, afirmou, salientando que o vereador da oposição Rosimar Gonçalves esteve presente, mas não pode ficar para a gravação.
César Augusto Borboni, Ana Bárbara Magaldi, Anna Beatriz Scachetti e Leonel Atanásio, o Leo da Ambulância, vereadores que assinaram um pedido de instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar possíveis irregularidades e afastar temporariamente Daniela Santos da gestão do canil, não participaram do vídeo gravado pelo prefeito.

Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.