- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A queda de preços dos alimentos tanto é real que virou motivo de queixa dos empresários do setor. Segundo consultorias, o preço do feijão caiu 32% no ano passado e o preço do arroz recuou 26% no mesmo período.
Os empresários reclamam que o preço caiu, mas ninguém comprou mais por causa disso.
A reclamação, porém, não para em pé, pois embora o volume de vendas tenha caído 0,9% nos supermercados, o faturamento deles cresceu 6,1%. Ou seja, colocaram margem maior e não seguiram a tendência de queda dos preços, sem repassá-la integralmente ao consumidor.
Para comprovar a crise no setor, os empresários se reuniram num jantar realizado em Nova York no início desta semana.
No encontro, reclamaram também que o andar de cima está deixando o dinheiro aplicado em renda fixa, para aproveitar os juros altíssimos, e os mais pobres se endividam com as apostas eletrônicas, as chamadas bets.
O caldo disso tudo é a comprovação de que a maioria dos empresários brasileiros não sabe viver com a estabilidade de preços ou não gosta dessa situação. É mais fácil e confortável ganhar dinheiro com a inflação.
----------------------------------
Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos


Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.