Uma petição com 218 assinaturas foi entregue ao prefeito Elmir Chedid, solicitando que a prefeitura realize estudos técnicos e financeiros com vistas à implantação da Tarifa Zero no transporte coletivo municipal "com ampla participação popular e transparência".
"O transporte público é um direito social garantido pela Constituição Federal, conforme o artigo 6º, que inclui o transporte entre os direitos fundamentais do cidadão", diz a petição. "A mobilidade urbana acessível e eficiente é condição básica para o exercício da cidadania, o acesso ao trabalho, à educação, à saúde e à cultura", enfatiza.
Segundo os subscritores do documento, "a Tarifa Zero representa um avanço significativo na promoção da justiça social e do desenvolvimento econômico local". A petição enumera as vantagens da adoção do modelo:
- Fortalece a economia ao facilitar o deslocamento de trabalhadores, impulsionando o comércio e os serviços locais;
- Reduz desigualdades sociais, garantindo acesso universal ao transporte, especialmente para famílias de baixa renda;
- Contribui para a sustentabilidade, ao incentivar o uso do transporte coletivo em detrimento do transporte individual;
- Aumenta a eficiência urbana, com maior circulação de pessoas e dinamização das atividades econômicas e culturais.
O documento também informa que "mais de uma centena de municípios brasileiros já adotaram com sucesso a Tarifa Zero, demonstrando que é possível viabilizar esse modelo por meio de fontes alternativas de financiamento, como fundos municipais, parcerias e redistribuição de receitas". Por fim, afirma que a adoção do modelo "será um marco na história da cidade, promovendo inclusão, dignidade e progresso para todos".

Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.