//NOTAS SERRANAS// As queimadas, todos os anos sempre nos mesmos lugares



Setembro foi um mês crítico para a seca no Estado de São Paulo. Dados do Climatempo apontam que, entre 1º de junho e 31 de agosto foram registrados 794 focos de queimadas. As queimadas em setembro não ficaram restritas a áreas desabitadas ou remotas, mas avançaram para regiões próximas a áreas de transmissão e distribuição de energia, usinas de geração e obras de infraestrutura, informa o portal de notícias sobre clima.

Serra Negra em chamas

O cenário de seca em Serra Negra é semelhante ao registrado em todo o Estado. Focos de incêndio ocorreram em diferentes bairros e alguns deles são recorrentes, ou seja, todos os anos as queimadas se repetem na mesma área, sem que as autoridades locais consigam prever ou sequer punir os responsáveis, como o da mata em frente ao Grand Resort Serra Negra, na Placidolândia. 

Incêndios impunes


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano apresentou no início do ano um plano de combate às queimadas que prevê ações da prefeitura, Defesa Civil e outros departamentos municipais, em parceira com o Conselho Municipal de Meio Ambiente. A Câmara Municipal aprovou em abril deste ano um projeto de Lei do Executivo que proíbe queimadas nas áreas urbanas do município. Apesar do maior rigor na fiscalização, não há informações oficiais sobre multas e punições aplicadas contra os autores das queimadas. Em sessão da Câmara, o presidente do Legislativo,
Wagner da Silva Del Buono, argumentou que a dificuldade de identificação dos autores das queimadas torna inviável a punição dos responsáveis e também de proprietários dos terrenos. A vereadora Anna Beatriz Scachetti lembrou, no entanto, que a legislação deve ser usada para punir os responsáveis. 

Inteligência meteorológica



O plano de combate aos focos de incêndio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento previa a aquisição de drones para monitorar as áreas de risco para as queimadas no município. A prefeitura não informou se esses equipamentos foram adquiridos e se estão sendo utilizados. O uso da inteligência meteorológica para antecipar riscos e combater os incêndios é apontado como essencial por técnicos da área. 

Defesa ambiental

As queimadas no município devem ser um dos temas de discussão do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Serra Negra (Condema), que se reúne, no dia 9 de outubro, no mezanino do Centro de Convenções. As campanhas de conscientização nas escolas e em alguns bairros têm sido uma das principais ações do órgão contra as queimadas no município. O Condema tem acompanhado também o trabalho de fiscalização da Defesa Civil.

--------------------------------------------


Dias e mais dias 

O vereador Leonel Franco Atanazio, conhecido como Leo da Ambulância, deve estar usando um calendário vencido. Ele é autor de um requerimento, a ser votado na sessão da Câmara Municipal, solicitando "votos de congratulações e aplausos" pelo Dia da Merendeira Escolar, comemorado em 30 de outubro de 2024 (sic). Também pede aplausos para o Dia do Coletor de Lixo, em 21 de outubro, e Dia do Corretor de Seguro, em 12 de outubro. A vereadora Letícia Steffany igualmente se equivocou com as datas: requerimento de sua autoria pede aplausos para o Dia das Crianças, "ocorrido (sic) em 12 de outubro". 

Palmas para mim

Leo também não se esqueceu de homenagear a categoria profissional a que pertence: ele trabalha na prefeitura como motorista de ambulância. Protocolou requerimento solicitando parabéns a "estes dedicados e imprescindíveis profissionais (...) reconhecendo os relevantes serviços prestados, reiterando sua importância para toda sociedade, de modo que estes profissionais merecem destaque". 

-----------------------------------


Cuidado com os animais

O vereador Renato Giachetto faz um pedido inusitado ao prefeito: quer que ele estude "as possibilidades de serem afixadas em locais estratégicos nas ruas do município de Serra Negra que se fizerem necessárias, placas de trânsito aéreas alertando os motoristas de veículos terem mais atenção com os animais que transitam pelas ruas, evitando-se acidentes e atropelamentos dos animais". 

Em rodovias

O Código de Trânsito Brasileiro especifica duas placas sobre animais em vias públicas. Placa A-35 (Animais) alerta o motorista sobre a possível presença de animais (geralmente domésticos, como gado) na pista. Essa placa adverte que se trata de uma área rural, de pasto ou onde há grande probabilidade de travessia desses animais. E a Placa A-36 (Animais Selvagens) sinaliza ao condutor a possibilidade de que animais selvagens cruzem a rodovia. É comumente encontrada em áreas próximas a reservas naturais, matas e regiões rurais com fauna silvestre. Não há notícia de que elas estejam afixadas em regiões urbanas.

Comentários

  1. Punir é preciso. Todos sabem como o fogo começa e como se espalha. O problema é a conivência com o poder fiscalizador. Sempre o faz de conta.

    ResponderExcluir
  2. O drones deles são úteis quando decidem aumentar o IPTU.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.