//CARLOS MOTTA// Alô, alô, prefeitura: quando vão começar as obras do Minha Casa, Minha Vida?



A Prefeitura de Serra Negra publicou nota em suas redes sociais "informando" que "vem cumprindo todas as etapas previstas pelo Governo Federal para a implantação das 50 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida – Sub50 no município". A nota diz ainda que "a proposta foi cadastrada em 04 de dezembro de 2024 na plataforma TransfereGov, e o termo de compromisso foi assinado em 30 de abril de 2025, publicado no Diário Oficial da União em 06 de maio de 2025". Segundo a prefeitura, "o município foi contemplado com R$ 130 mil por unidade habitacional, totalizando R$ 6,5 milhões em investimentos que ainda serão liberados para a execução das obras".

Coloquei "informando" entre aspas porque, na verdade, a nota da prefeitura informa quase nada - ela é uma canhestra tentativa de responder à notícia publicada em 15 de agosto neste Viva! Serra Negra, segundo a qual a prefeitura não havia, até aquela data, apresentado documentação sobre o terreno e sobre o projeto para que sejam iniciadas as obras das 50 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida selecionadas em 2023. A informação foi prestada pela Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades, que também informou que os recursos para essas obras já estavam disponíveis. 

A publicação da prefeitura, como tantas outras, deixa uma série de questões sem resposta. No caso, como dezenas de serranos perguntaram nos comentários da nota na página oficial do Facebook, a mais importante delas é: quando começam as obras?

Há, porém, várias outras perguntas sem resposta. Eis algumas delas:

1) O terreno onde serão construídas as unidades habitacionais já foi escolhido?

2) Onde ele fica? O bairro tem infraestrutura (água, luz, asfalto, comércio, escolas, transporte público etc)? 

3) Qual a previsão para o término das obras?

4) Como serão as unidades habitacionais, quantos e quais cômodos terão?

5) Quem pode se candidatar para comprá-las?

6) Quando serão abertas as inscrições?

7) Como será feita a seleção dos interessados na compra?

8) Quanto custarão os imóveis?

9) De quanto será a prestação?

E por aí vai. 

Informo aos leitores que nem perco tempo em fazer essas perguntas à prefeitura, pois ela finge que o Viva! Serra Negra não existe. Ou seja, não responde a nossos questionamentos - uma prática muito distante da transparência que deveria guiar a administração pública.

De qualquer modo, o nosso espaço continua aberto ao Executivo para que preste informações realmente relevantes à população serrana - em vez de, como neste caso, vir a público para, como Rolando Lero, o eterno personagem da Escolinha do Professor Raimundo, falar muito e não dizer nada.

------------------------------

Carlos Motta é jornalista profissional diplomado (ex-Estadão, Jornal da Tarde e Valor Econômico) e editor do Viva! Serra Negra


Comentários