A respeito da notícia intitulada "Ministério Público investiga denúncia contra ex-pároco de Serra Negra" (clique aqui), publicada no dia 2 de maio de 2025, a redação do Viva! Serra Negra recebeu a seguinte nota de seus advogados, transcrita na íntegra:
"Na data de hoje, 2 de maio de 2025, o Reverendíssimo Padre Sidney Wilson Basaglia, sacerdote da Diocese de Amparo, recebeu, com surpresa, a notícia de que o portal Viva! Serra Negra divulgou matéria informando uma falsa denúncia feita, perante o Ministério Público contra o religioso.
Esta denúncia é falsa, completamente desacompanhada de qualquer tipo de prova, além disso, totalmente escandalosa. Isto torna-se mais evidente, ao constatar que logo após surgirem os primeiros alardes, dezenas de pessoas, sacerdotes, vocacionados, fiéis, entre outros, que conviveram com o sacerdote entre os anos indicados na caluniosa acusação, escreveram cartas e testemunhos para atestar que tudo o que ali se narra é completamente inverídico e irreal.
Baseada em situações que jamais ocorreram, ou em conclusões ilusórias, o acusador sequer teve a capacidade de descrever com coerência o seu enredo de mentiras, fazendo sempre uso de um texto lido, quando pedido que relatasse suas difamações.
As “testemunhas” que mentem em conluio com o acusador não conviveram com o religioso no tempo indicado e não tiveram a capacidade de apontar um só ato que tenham presenciado, se limitando a dizer que “ouviram dizer”, em clara tentativa de manipular o Ministério Público.
Por outra, a imensa parte do povo de Deus que teve a oportunidade de acompanhar os trabalhos sacerdotais do Padre Sidney, vem diariamente, e em peso, procurando o religioso para manifestar seu apoio e incondicional respeito, mais ainda, oferecendo-se para ajudar no que for preciso.
Não há dúvida que a conclusão do Ministério Público será de arquivamento das caluniosas acusações e ainda, o órgão possivelmente deverá instaurar procedimento investigatório contra os que tomam parte neste absurdo, por falsa acusação de crime.
Vale ainda recordar que o Ministério Público preferiu fazer correr a referida investigação em absoluto sigilo e o seu vazamento eventualmente também será motivo de inquérito pelo órgão. Ao acusador e seus apoiadores, restará a repulsa da opinião pública e dos fiéis pela escandalosa teia de calúnias pelo qual enveredaram, além de eventuais processos, penais e civis, que podem decorrer da calúnia que promoveram.
Confiando em Nossa Senhora do Amparo, padroeira da diocese, o Padre Sidney permanecerá sereno, como todo aquele que é inocente, à disposição das autoridades competentes e em estrita obediência aos votos que proferiu quando de sua ordenação sacerdotal."
Amparo, 2 de maio de 2025
Miguel da Costa Carvalho Vidigal OAB/SP 324.193
Maurício Pereira Colonna Romano OAB/SP 374.990
P.S.: A redação do Viva! Serra Negra esclarece que, antes de publicar a notícia enviou e-mails ao padre Sidney Wilson Basaglia e à Diocese de Amparo, se colocando à disposição para se manifestarem sobre a denúncia. Os e-mails foram enviados no dia 24 de abril de 2025. Como não houve resposta até o dia 2 de maio, a redação do Viva! Serra Negra resolveu pela publicação da notícia, se colocando à disposição tanto do padre Sidney quanto da Diocese de Amparo para quaisquer manifestações sobre o tema.
Vai ter início o debate retórico de sempre!
ResponderExcluirMentiroso
ResponderExcluir