- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O Brasil avançou cinco posições, para o 84º maior IDH do mundo em 2023. Com indicador 0,786, supera a média mundial (0,756) e da América Latina (0,783), colocando o País no grupo das nações com IDH alto, segundo a ONU.
O IDH visa medir a qualidade de vida de um país com base em fatores como expectativa de vida, anos de escolaridade e renda per capta.
A despeito do grande hiato, o resultado de 2023 serve de alento para o governo do PT e, principalmente, para o presidente Lula, que apanha dia sim outro também da imprensa tradicional.
Mas Lula apanha também de alas do PT. O presidente trabalhava havia tempos para que o ex-ministro e ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva comandasse o partido. Quando tudo parecia pacificado, dentro de uma engenharia que envolvia cargos nos ministérios, o deputado Rui Falcão se coloca na disputa.
Além de expor aos conservadores e à direita que Lula pode não ter a liderança que a candidatura única pressuporia, dá argumentos para a exposição negativa do presidente da República e provoca vazamentos absurdos a uma mídia raivosa contra o próprio PT.
Talvez seja por isso que sucessos do governo não sejam tão valorizados, como a difícil superação da crise econômica alcançada por Fernando Haddad, o pleno emprego, alta da renda e todos os demais programas que agora são alvo de campanha publicitária, finalmente.
-------------------------------------------
Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.