//SALETE SILVA// Prefeitura negocia compra de terreno para construir moradias da CDHU

Wanderlei Lona, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano:
parte das unidades a ser construída será destinada à população idosa

 

A prefeitura ainda negocia a compra de um terreno na cidade para construir as 80 moradias previstas em dois convênios firmados com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Os interessados em se inscrever para adquirir uma unidade terão de esperar o início da construção, que ainda não tem prazo previsto.

A informação é do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Wanderlei Lona. Há cerca de duas semanas, a prefeitura publicou em suas redes sociais uma notícia sobre a construção desses imóveis, que já havia sido publicada em 2022, nas vésperas das eleições para o governo do Estado de São Paulo, e em 2024, dois meses antes das eleições municipais. 

O secretário admitiu que o processo de construção das 80 unidades do CDHU ainda está em fase inicial e não soube explicar por que a notícia foi veiculada nas redes sociais da prefeitura neste momento em que as inscrições ainda não estão abertas.

Os terrenos de propriedade da prefeitura até agora apresentados como alternativa para a construção dos dois empreendimentos foram rejeitados por questões técnicas pela CDHU. A solução será a compra do terreno que, de acordo com o secretário, está sendo negociada com os proprietários. O valor estimado da aquisição é de R$ 1 milhão. 

Das 80 unidades que deverão ser construídas, uma parcela, ainda não definida, será destinada à população idosa, com mais de 60 anos, num sistema de moradia assistida e gratuita com objetivo de acolhimento por meio do Programa Vida Longa, criado pelo governo do Estado de São Paulo em 2009 com o nome Programa Vila Dignidade.

Vinculado à CDHU, o Programa Vida Longa é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, articulada com os municípios interessados. “Serão unidades em que os idosos vão poder morar até o fim da vida de forma gratuita, mas que não será sua propriedade nem poderá ser herdada por familiares”, explicou Lona.

-------------------------------

Salete Silva é jornalista profissional diplomada (ex-Estadão e Gazeta Mercantil) e editora do Viva! Serra Negra



Comentários