//SALETE SILVA// Cineteatro em construção no centro da cidade terá restaurante na cobertura

 

Teatro terá capacidade para 420 espectadores, com palco de 160 metros quadrados


O funcionamento de um teatro/cinema será a principal atividade do edifício que está sendo construído no local onde funcionou o Cine Cardeal, localizado na Travessa Mario Dallari, ao lado do antigo prédio da prefeitura e perto da cópia da Fontana di Trevi.

O prédio contará ainda com um restaurante na cobertura, estacionamento e um pavimento intermediário. A área construída está estimada em 4.500 metros quadrados. As obras deverão ser concluídas em 26 meses, contados a partir da concessão do alvará pela prefeitura.

A construção do edifício com o teatro/cinema, restaurante e estacionamento foi proposta na audiência de conciliação que finalmente selou um acordo entre a prefeitura de Serra Negra e a Sociedade Progresso de Serra Negra, proprietária do antigo cinema, que recebeu o prédio por meio de doação do Poder Público municipal nos anos 1960.

Desde o encerramento das atividades do cinema, a prefeitura tentava a reintegração de posse do imóvel, obtida em dezembro de 2021, mas revertida pela Sociedade Progresso de Serra Negra logo em seguida.

A briga judicial pela posse do edifício entre o Poder Público municipal e a Sociedade Progresso de Serra Negra se arrastou por décadas, durante as quais o prédio praticamente abandonado sofreu forte deterioração. O documento do projeto anexado à proposta de conciliação não informa qual será o valor que será investido na reconstrução do imóvel.

O investimento será realizado pela Sociedade Progresso de Serra Negra Ltda., com nome fantasia Cine Cardeal, e que tem como sócias-administradoras Rejane Dematte Bulk Coli, Viviane Dematte Bulk Quarelo, Adriane Dematte Bulk Corsetti e Luciane Dematte Bulk Gianotti, integrantes da família proprietária do Hotel Fazenda Vale do Sol. O projeto tem como lema “Visar a Preservação e a Promoção dos Valores Familiares”.



Cobertura do imóvel abrigará um restaurante, em área que poderá receber eventos


Apesar de enfatizar o objetivo de resgatar a história do Cine Cardeal, fundado em 1966 e abandonado desde meados dos anos 1990, o projeto dá prioridade a espetáculos teatrais, festivais e outras atividades culturais, como shows, apresentação de danças, cursos profissionalizantes, eventos corporativos, palestras, feiras e exposições, entre outros. No cinema terão prioridade, segundo o projeto, as projeções de filmes variados da indústria cinematográfica.

O teatro terá capacidade para 420 pessoas. O espaço para as apresentações artísticas contará com um palco de 160 metros quadrados, dois camarins para 30 artistas, coxias, ciclorama para projeção de cenários e filmes, depósito, copa, uma sala de estar, cabine técnica e uma área destinada aos equipamentos para o teatro e cinema.

O restaurante na cobertura terá capacidade para 300 pessoas e será destinado também à realização de eventos. O estacionamento terá capacidade para abrigar 37 veículos. O projeto menciona a criação de cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos.

------------------------------

Salete Silva é jornalista profissional diplomada (ex-Estadão e Gazeta Mercantil) e editora do Viva! Serra Negra



Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.