- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O índice de gravidez na adolescência no município apresenta grandes oscilações e em alguns anos chega a superar os do Estado e do país ,que apresentam uma tendência mais de estabilidade do que o de Serra Negra. O porcentual de partos entre adolescentes em 2021 atingiu 15,25% em Serra Negra, diante de 9,35% no Estado e 13,70% no país.
O porcentual já chegou a ser mais alto no início dos anos 2000. O número de bebês gerados por adolescentes chegou a 73 em 2004. A partir de 2009, a tendência passou a ser de queda. Em 2017 foram registrados 29 nascimentos, mas em 2021, esse número subiu para 45.
A informação consta no Plano Municipal Pela Primeira Infância que a Câmara Municipal deve votar na sessão desta segunda-feira, 18 de novembro. Os índices estadual e municipal mostram uma tendência de queda, enquanto que o do município de alta, informa ainda o documento.
A gravidez na adolescência causa diversos impactos sociais na vida de adolescentes e seus filhos, salienta o documento, entre os quais a interrupção precoce dos estudos, riscos de agravos de saúde e mortalidade.
Além disso, a gravidez na adolescência eleva a probabilidade de o bebê viver em um arranjo familiar instável, com maiores desafios para receber os cuidados necessários para seu desenvolvimento pleno.
O índice oscilou para baixo em 2022, com o registro de 23 nascimentos de bebês gerados por adolescentes. Não há no documento, no entanto, dados que indiquem uma tendência de estabilidade dos casos de gravidez entre adolescentes.
Algumas medidas adotadas no município podem explicar esse recuo entre as quais, a oferta de métodos contraceptivos e do atendimento psicológico e orientações aos familiares.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.