//FERNANDO PESCIOTTA// Pix é o maior vencedor da eleição municipal



Na imprensa, nas redes sociais e nos grupos de Zap, a maioria de quem comenta a eleição de domingo avalia que o centro e a direita saíram vitoriosos. É o que podem indicar dados e, principalmente, análises enviesadas e precipitadas da mídia. Parece uma falácia.

Como num balanço ou em pesquisas, é possível se chegar a diversas conclusões, e exploramos aquela nos parece mais conveniente. Há muitos números disponíveis para sustentar diversas teses, como da recuperação do PT ou do avanço do PSD.

Porém, o que parece mais real é que a eleição municipal não ficou presa à questão ideológica, e era previsível que fosse assim. As pessoas estão mais interessadas em questões práticas. Mesmo em São Paulo, muitos dos eleitores do Boçal caíram no golpe da vida fácil, na promessa do empreendedorismo milagroso, e não só no discurso ideológico.

É interessante mergulhar no resultado de um levantamento feito pelo jornal O Globo no universo de 178 cidades indicadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) como aqueles que mais receberam dinheiro das emendas Pix – dinheiro enviado por parlamentares diretamente para o caixa das prefeituras.

Dessas 178 cidades campeãs das emendas, cem tiveram a reeleição do prefeito. Em outras 45, o atual prefeito elegeu seu sucessor.

Vários outros indicadores ratificam a ideia de que a gestão foi essencial para atrair votos, além de questões locais, brigas antigas e o cabresto que ainda vive no Brasil.

---------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com



Comentários