- Gerar link
- Outros aplicativos
- Gerar link
- Outros aplicativos
Por mais estranho que possa parecer nesses tempos de seca e queimadas, especialistas de todo o mundo reunidos na Columbia University concluíram que o Brasil tem potencial para atrair investimentos de US$ 3 trilhões até 2050 e se tornar um hub global de soluções climáticas.
Os recursos seriam aplicados na adaptação e resiliência, produção de biocombustíveis, minerais críticos e data center.
Além disso, os chamados títulos verdes, iniciativa do governo Lula, têm atraído recursos globais, com captações que somam mais de US$ 2 bilhões.
Como se vê, a questão climática tornou-se um tema catalisador de recursos para desenvolver a economia brasileira, criando empregos e distribuindo renda no campo e nas cidades, com avanços tecnológicos e fixando um perfil moderno da economia.
O fogo tocado no País nas últimas semanas é a junção da fome com a vontade de comer. A extrema direita ameaça sufocar o clima para inviabilizar o País. Ao mesmo tempo que amedronta e tenta parar o Brasil, vende a ideia de que a questão ambiental é um risco ao investidor.
O tiro saiu pela culatra novamente. Os Poderes estão convictos de que são ações criminosas, prometem reagir em várias frentes e os investidores internacionais ratificaram interesse na questão ambiental brasileira.
----------------------------------------------------
Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com
- Gerar link
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.