- Gerar link
- Outros aplicativos
- Gerar link
- Outros aplicativos
O que parece impossível para muitas escolas do Ensino Fundamental I e II se tornou uma realidade na Escola Estadual Professora Amélia Massaro, no Bairro das Posses. Os alunos estão motivados para frequentar as aulas e capazes de trabalhar em equipe.
Alguns se tornaram leitores vorazes e muitos já estão de olho no futuro, pensando em uma carreira profissional. Não foi do dia para noite nem nenhum milagre pedagógico. Foram projetos que promovem o protagonismo dos alunos em ações de arte, exercício de cidadania e consciência social.
Alunos do 6º ano se encantaram com o Clube da Criança, uma espécie de programa infantil que mistura arte e literatura, inspirado nas atrações da TV Cultura destinadas a crianças e adolescentes que fazem sucesso desde o século passado.
Idealizador da iniciativa, o professor de Artes Murilo Guidi não esconde a paixão pelos antigos programas de televisão. Ele participa de um dos quadros do programa como desenhista. Em poucos minutos, Guidi desenha um palhaço ou qualquer outro personagem que povoa a imaginação infantil.
O Clube da Criança apresenta ainda jogos, histórias e brincadeiras. “Não é só divertimento. O Clube ajuda a gente em muita coisa. Eu, por exemplo, não era uma leitora. Tinha muita dificuldade de ler. A minha leitura aumentou 100%”, revela Manuela Torralvo Ribeiro, aluna do 6º ano e integrante da equipe do Clube da Criança.
As crianças contam que ficaram mais animadas para vir às aulas e na programação incluíram conteúdos, como o aviso do período de provas, para evitar as faltas nesses dias. A iniciativa ajuda a reduzir o absenteísmo. Os programas já foram premiados no Projeto BiblioArte.
A escola vem conseguindo bons resultados também com a reativação do Grêmio Estudantil, um canal de comunicação não só para integrar os alunos como para fazer a interlocução entre estudantes e educadores.
A diretora Erica Pilom vem acompanhando há três anos as ações do Grêmio e diz que anualmente são realizadas eleições para renovar a diretoria. “O Grêmio é uma oportunidade de a gente mostrar aos professores a visão dos alunos sobre o que a escola precisa”, afirmou Ana Laura Oliveira de Paula, presidenta do Grêmio.
Uma das principais iniciativas do Grêmio foi a busca ativa dos alunos que se ausentaram com mais frequência para diminuir as faltas e o absenteísmo. “Os alunos não tinham incentivo para ir às aulas. Achavam que a escola era um lugar chato. Conseguimos mostrar que não é nada disso”, acrescentou Ana Laura.
Outra iniciativa foi a Hora da Leitura, que disponibiliza livros aos estudantes durante o recreio, e os projetos de Direitos Humanos, que trabalha o respeito, a convivência e a tolerância e os projetos Antirracismo e Consciência Ambiental.
A supervisora de Ensino Maria Inês Oliveira Poloni comemora os resultados e se diz surpresa com o progresso dos alunos. Ela relata que ficou impressionada, por exemplo, com um aluno que caminhava com os olhos pregados no livro durante o recreio. O segredo de bons resultados como o da Escola Professora Amélia Massaro, conclui a supervisora, depende da boa gestão escolar que vem ocorrendo em escolas da cidade e que pode servir de modelo.
Participaram da entrevista ao Viva! Serra Negra os seguintes alunos do Ensino Fundamental I e II: Davi Luiz Frastone Viana, Manuella Torralvo Ribeiro, Davi Silva Dalonso, Iara Emilia de Morais Pedrão, Guilherme Barbosa Argentini Pereira, Samantha Mirelli Dias, Yan Sanches Gomes, Nicolas Malavasi Silveira, Samuel Leandro Santos Correa de Moraes, Ana Beatriz de Souza Escandon, Ana Laura Oliveira de Paula, Wevilin Thayara da Hora dos Santos e Amanda Guedes Avany.
--------------------------
Salete Silva é jornalista profissional diplomada (ex-Estadão e Gazeta Mercantil) e editora do Viva! Serra Negra
Erica Pilon Salete Silva
Escola Estadual Professora Amélia Massaro
notícias Serra Negra
Viva! Serra Negra
- Gerar link
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.