//NOTAS SERRANAS// Prefeitura tenta melhorar imagem na área da saúde pública

              


Saúde na veia

Às vésperas da eleição, o prefeito Elmir Chedid faz de tudo para mostrar que a saúde pública foi prioridade em sua administração. Para tanto, enviou à Câmara Municipal projeto de lei que celebra convênio com o Hospital Beneficência Portuguesa, em Amparo, "objetivando a prestação de serviços médico-hospitalares de média complexidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)". Segundo o projeto, "o convênio tem como finalidade garantir o atendimento da população do município de Serra Negra" e as despesas do atendimento "correrão por conta de verbas orçamentárias próprias, suplementadas se necessário".

Verba para o hospital

Outro projeto de lei de autoria do prefeito, que como o anterior será aprovado por unanimidade pelos vereadores, autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 996.239,52, que será destinado à Secretaria da Saúde, para ser utilizado no repasse ao Hospital Santa Rosa de Lima, "no valor excedente ao teto financeiro MAC e na ampliação na oferta de serviço ao usuário SUS, seja em pactuação com o Hospital Santa Rosa de Lima ou outro prestador". 

Ônibus gratuito

Na falta de transporte público coletivo gratuito para a população todos os dias da semana, pelo menos nos dias 22 e 23 de setembro, por conta das festividades - ainda não anunciadas - em comemoração ao aniversário de Serra Negra, a prefeitura vai conceder o "benefício de gratuidade" para a população. Projeto nesse sentido foi enviado à Câmara Municipal. 

Trânsito caótico

Os vereadores Roberto de Almeida e Viviani Carraro querem que a Guarda Civil Municipal explique o que vem fazendo em relação à "organização do trânsito de veículos", principalmente nos horários de maior movimento, feriado e fins de semana na cidade. Segundo os vereadores, "a fluidez do trânsito na área central do município de Serra Negra está muito lenta, o que vem gerando enormes congestionamentos de veículos". A preocupação é principalmente em relação às esquinas da Rua Sete de Setembro com Rua Nove de Julho, Rua Coronel Pedro Penteado com Nove de Julho e Rua Coronel Pedro Penteado com Rua Duque de Caxias.

O polêmico São Luís

O prefeito Elmir Chedid, candidato à reeleição, foi às redes sociais para dizer que está preocupado com o estado do Parque Fonte São Luís e que está fazendo obras para recuperar aquele que foi uma das mais visitadas atrações turísticas da cidade. O engenheiro civil Marcelo de Souza, candidato a vice-prefeito pelo PT, não ficou satisfeito com a fala do prefeito. E fez algumas considerações. Ele começa afirmando que a prefeitura deveria disponibilizar ao público o projeto que está sendo implantado no local. E pergunta: "Onde está o projeto?" Segundo o engenheiro, "a população deve ter o direito de conhecer o que será executado, é necessário apresentar um projeto detalhado para que todos tenham conhecimento do que será implantado e como será implantado".

Cadê o cronograma?

Marcelo de Souza não para por aí em suas considerações sobre o que o prefeito prometeu para o Parque Fonte São Luís. "Existe um cronograma de obras? Quando será entregue? Essas informações estão disponibilizadas nos sites oficiais da prefeitura?", pergunta, para em seguida ponderar: "Caso contrário, fica a impressão que tudo é feito sem projeto e planejamento."

Ligação com a pedreira

O candidato a vice-prefeito pelo PT prossegue dando uma sugestão para a revitalização do local: "A grota do Parque São Luís e sua vegetação é maravilhosa. O Parque São Luís deveria ser valorizado, estendido e conectado com a pedreira. É uma grota maravilhosa com farta vegetação e onde existem muitas nascentes. Não precisamos de água?"

Projeto amplo

Para Marcelo de Souza, esse projeto para o parque deveria "ser global e contemplar também todo o bairro". Ele indaga se o São Luís não merece um projeto de revitalização e readequação e  acredita que se isso ocorresse os moradores seriam mais bem atendidos e teriam seus imóveis ainda mais valorizados. 

Perguntas ao prefeito

Por fim, o engenheiro faz uma série de perguntas ao prefeito: "Será que as ruas e as calçadas do bairro São Luís são adequadas? Será que é adequado ônibus de grande dimensão subir as ruas íngremes e extremamente estreitas e ficar manobrando no meio da rua? Será que é seguro pessoas serem obrigadas a caminharem no asfalto porque não existem calçada adequadas? Será que o risco de acidentes de trânsito e mesmo para os pedestres não aumentou com a implantação do loteamento das Araucárias (que não tem araucárias)? O que foi feito para mitigar o impacto do loteamento na vizinhança? Foi feito um estudo de impacto na vizinhança para implantar o loteamento? Onde está?"

Água parada

O Parque Fonte São Luís também foi assunto de vídeo de campanha do candidato do PT à prefeitura, o artesão, ativista ambiental e empresário Marcos Mielli, o Prancha, morador do bairro. Segundo Prancha, a última reforma feita no local, há cerca de quatro anos, piorou as condições do parque. "Aqui havia uma das melhores águas de Serra Negra, agora só há água parada, um perigo com a dengue...Precisamos reviver o parque", disse.

Sem ódio

"Não vamos semear o ódio. Não vamos promover ataques pessoais a quem quer que seja. Não vamos subestimar a inteligência e a integridade dos eleitores com promessas absurdas ou ofertas tentadoras." Quem prometeu isso para a campanha eleitoral que se inicia foi o PT de Serra Negra, em mensagem divulgada em redes sociais. Seria ótimo que os outros candidatos dissessem o mesmo. Serra Negra e o Brasil precisam de paz. 

Isenção de IPTU

Os aposentados, pensionistas, beneficiários do BPC/LOAS e os proprietários de imóveis com até 70 metros quadrados têm até o dia 10 de outubro para obter a isenção do IPTU de 2025. Eles devem apresentar a documentação exigida na recepção da prefeitura de Serra Negra. Os requerimentos estão disponíveis para impressão em www.serranegra.sp.gov.br no espaço “Secretaria da Fazenda” na opção “Requerimentos e Procurações” ou na recepção da prefeitura de 2ª a 6ª- feiras das 8 às 17 horas.




Comentários