- Gerar link
- Outros aplicativos
- Gerar link
- Outros aplicativos
A expressão é antiga, e talvez nem faça mais sentido no mundo ditado pela tecnologia. Mas ainda vale como simbologia: fazendo as contas na ponta do lápis, a vida do brasileiro está ficando melhor.
Mais um sinal positivo foi dado nesta terça-feira (27). Dentro do previsto, o IPCA-15 subiu 0,19% neste mês, após alta de 0,30% em julho. O índice, como o próprio nome diz, mostra a inflação até metade do mês, num período de 30 dias iniciado, portanto, em meados do mês anterior.
Visto como prévia da inflação cheia, o IPCA-15 acumula alta de 4,35%, abaixo do teto da meta do Banco Central, que é de 4,50%. Com isso, o entendimento é de que o resultado alivia a pressão pela alta dos juros.
Os indicadores sugerem, ainda, que o BC terá de reforçar o viés político para decidir a taxa de juros na reunião de setembro do Comitê de Política Monetária.
Nesse contexto está a tentativa de manter a confiança do mercado financeiro à indicação de Gabriel Galípolo ao comando do BC. Galípolo, ligado a Lula e ao PT, teria dado um tom mais ortodoxo a seu discurso para não motivar a ação daqueles que visam apenas tumultuar as gestões petistas. Vamos ver.
---------------------------------------------
Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com
- Gerar link
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.