- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Érica Pilom Campos, mãe de um adolescente skatista da cidade, encaminhou à mesa diretora da Câmara Municipal um pedido de reforma da pista de skate localizada na Praça Sesquicentenário.
A falta de manutenção da pista é alvo de críticas dos jovens skatistas há mais de um ano. O tema já foi debatido pelos vereadores em sessão da Câmara Municipal. Mas nenhuma providência foi tomada até agora.
A moradora relata no ofício encaminhado aos vereadores que a pista se encontra com rachaduras e buracos em várias partes, corrimão e rampas danificadas, desnivelamento e superfícies desgastadas, além da falta de iluminação. Esses problemas, ela explica, colocam em risco a segurança dos skatistas que podem sofrer de acidentes leves a graves.
Érica destaca que apesar dos problemas, os jovens de Serra Negra apreciam o local que se transformou em um dos seus principais pontos de encontro.
“A popularidade da pista de skate entre os jovens de nossa comunidade continua crescendo, destacando a importância de um espaço seguro e bem mantido para a prática do esporte. A pista de skate reformada beneficiaria não apenas os skatistas, mas toda a comunidade. Em pensar que estamos em uma cidade turística, a pista reformada de forma profissional, pode desempenhar um papel crucial, proporcionando benefícios tanto para os residentes quanto para os visitantes”, afirma a mãe no documento enviado à Câmara.
(continua depois das fotos)
Reforma
Érica dá uma sugestão de projeto de reforma para o local. Ela propõe que a prefeitura não só realize os reparos como também melhorias, como novos obstáculos, iluminação adequada para uso noturno, áreas de descanso e arquibancada para uso de competições.
Ela sugere ainda que a prefeitura ofereça oficinas de skate, campeonatos e incentivo ao público feminino, para que o local se torne um espaço de esporte respeitado com ambiente seguro para ser frequentado por toda a população.
A seguir, a íntegra do documento enviado à Câmara Municipal:
"Prezados Senhores Vereadores,
Eu, Érica Pilom Campos, residente e mãe de um skatista ativo da comunidade de Serra Negra, venho por meio deste pedido solicitar a consideração de um pedido de reforma na pista de skate localizada na Praça Sesquicentenário.
A pista de skate em questão está atualmente em condições precárias devido ao desgaste natural do uso ao longo dos anos. Várias partes da pista, está com problemas, como rachaduras, falta de manutenção em rampas, corrimãos danificados, buracos, desnivelamentos, desgaste de superfícies, falta de iluminação, arquibancada, entre outros que estão comprometendo a segurança e a experiência dos skatistas locais. As condições precárias da pista representam riscos à segurança dos skatistas, podendo ocorrer graves acidentes.
A popularidade da pista de skate entre os jovens de nossa comunidade continua crescendo, destacando a importância de um espaço seguro e bem mantido para a prática do esporte. A pista de skate reformada beneficiaria não apenas os skatistas, mas toda a comunidade. Em pensar que estamos em uma cidade turística, a pista reformada de forma profissional, pode desempenhar um papel crucial, proporcionando benefícios tanto para os residentes quanto para os visitantes.
Uma pista de skate bem projetada pode diversificar as opções de lazer oferecidas pela cidade, atraindo skatistas de diferentes lugares. Isso pode aumentar o tempo de permanência dos turistas na cidade e incentivar visitas repetidas. Uma pista de skate de qualidade pode atrair skatistas profissionais, amadores e entusiastas que viajam especificamente para explorar novas pistas e participar de eventos locais. A cidade pode sediar eventos e competições de skate, atraindo público adicional e gerando receita através de inscrições, patrocínios e turismo associado. Além de oferece uma oportunidade para os skatistas praticarem atividade física, promovendo um estilo de vida ativo e saudável tanto para os residentes quanto para os visitantes e a integração social e comunitária.
Uma boa pista de skate em uma cidade turística não apenas enriquece a oferta de lazer e esportes, mas também contribui significativamente para a economia local, promove um estilo de vida saudável, fortalece o senso de comunidade e melhora a qualidade de vida dos residentes. Portanto, investir em infraestrutura de skate pode ser uma estratégia eficaz para impulsionar o turismo e promover o desenvolvimento sustentável da cidade.
O fato de o skate ter sido incluído no programa olímpico aumenta sua visibilidade e reconhecimento como um esporte legítimo e competitivo em nível mundial, atraindo um público mais jovem e diversificado, ampliando o alcance e o interesse pelo evento olímpico. A exigência de padrões elevados de desempenho e a estrutura competitiva dos Jogos Olímpicos podem incentivar o desenvolvimento de programas de treinamento mais formais e profissionalizados para skatistas. A presença do skate nos Jogos Olímpicos pode inspirar uma nova geração de jovens skatistas a perseguirem seus sonhos no esporte e a se engajarem em uma vida saudável e ativa.
Uma pista de skate reformada e projetada para a prática do esporte, se faz abolir alguns estereótipos como enxergar os skatistas como rebeldes, delinquentes ou pessoas que não se encaixam nos padrões sociais convencionais. Muitas pessoas não entendem a cultura do skate, seus valores e seu estilo de vida, levando a preconceitos baseados em falta de informação. O skate é associado principalmente a uma cultura juvenil, o que pode resultar em preconceitos por parte de pessoas que não compartilham os mesmos interesses ou valores.
Combater esses preconceitos envolve educação, exposição positiva à cultura do skate e uma maior compreensão das contribuições positivas que os skatistas podem trazer para a comunidade.
Proposta de Reforma:
Propomos realizar reparos urgentes em elementos que necessitam de reparo, como rampas, superfícies, corrimãos, pintura, para garantir a segurança e a funcionalidade da pista. Além dos reparos básicos, sugerimos considerar melhorias como novos obstáculos, iluminação adequada para uso noturno, áreas de descanso, uma possível arquibancada para uso de competições, visando tornar a pista mais atrativa e funcional para os skatistas.
Para isso, pode ser pensado também na possibilidade da prefeitura oferecer oficinas de skate, campeonatos, incentivo ao público feminino, se tornando um esporte respeitado e um ambiente seguro, podendo ser frequentado por todos, mantendo a preservação e manutenção, para que seja utilizada de maneira responsável.
Solicitamos respeitosamente que a Câmara Municipal considere nossa solicitação de reforma na pista de skate. Estamos à disposição para fornecer qualquer informação adicional necessária, discutir detalhes específicos do projeto e colaborar de todas as formas possíveis para garantir o sucesso desta iniciativa em benefício de nossa comunidade.
Agradecemos antecipadamente pela atenção dispensada a este assunto e esperamos ansiosamente por uma resposta positiva.
Atenciosamente,
Érica Pilom Campos"
---------------------------------------
Salete Silva é jornalista profissional diplomada (ex-Estadão e Gazeta Mercantil) e editora do Viva! Serra Negra
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.
É triste demais ver que a administração pública da cidade, incluindo aí Executivo e Legislativo, além de não proporcionar alternativas concretas e atraentes para os jovens da cidade, relega ao abandono os pouquíssimos locais que existem. Vergonha!
ResponderExcluirÉ triste demais ver que a administração pública da cidade, incluindo aí Executivo e Legislativo, além de não proporcionar alternativas concretas e atraentes para os jovens da cidade, relega só abandono os pouquíssimos locais que existem. Vergonha!
ResponderExcluir