- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Embora “analistas” e setores da imprensa insistam em apontar uma navegação por águas turbulentas, e de fato exista um ambiente global desfavorável, a economia brasileira apresenta sinais positivos que ajudam a sustentar a recuperação da popularidade do presidente Lula.
Segundo o FGV Ibre, a melhora do mercado de trabalho e a inflação controlada impulsionam as expectativas do consumidor, principalmente nas faixas de renda mais baixa, contribuindo para que o Índice de Confiança subisse pelo segundo mês consecutivo.
Dentro da premissa para o cumprimento de meta fiscal deste ano, no primeiro semestre a arrecadação federal teve alta de 9,08%, na comparação com igual período de 2023, totalizando R$ 1,298 trilhão. Em junho, a elevação foi de 11%, para R$ 208,8 bilhões.
Para o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Malaquias, o crescimento “está bem superior aos índices macroeconômicos”.
Além do desempenho da economia, o resultado expressa ações efetivas adotadas pelo governo, como a taxação de fundos exclusivos e uma atuação “bem dinâmica da administração tributária” para recuperar recursos devidos por contribuintes, como diz Malaquias. É o cerco ao devedor contumaz, que faz carreira sonegando impostos e apostando na anistia.
---------------------------------------------
Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.