//POLÍTICA// Vice-líder do governo Lula vem a Serra Negra debater eleições municipais

Deputado federal Carlos Zarattini visitará cinco cidades da região na sexta-feira


O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), vice-líder do governo Lula, estará em Serra Negra nesta sexta-feira, 21 de junho, para se reunir com os pré-candidatos do PT à Câmara Municipal e Prefeitura, militantes e lideranças progressistas da cidade. A reunião está marcada para as 16 horas, na Vila Poesia (Rua Manoel Luiz Saragiotto, 3, Parque São Luiz). Na pauta do encontro estão as eleições municipais e as conquistas do governo Lula. 

Antes de vir a Serra Negra, Zarattini visitará outras cidades da região, igualmente para encontros com pré-candidatos e lideranças do PT. No período da manhã estará em Itapira, irá a Socorro na sequência, e depois de sua visita a Serra Negra seguirá a Amparo e finalizará sua agenda em Santo Antônio de Posse. 

Zarattini é economista formado pela Universidade de São Paulo e especialista em Engenharia de Transportes. Está no seu 5º mandato na Câmara dos Deputados e ocupa o cargo de vice-líder do governo Lula. Em 2022, o parlamentar foi reeleito com 147.349 mil votos.

Ele foi vereador, deputado estadual e secretário de Transporte em São Paulo. É filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1987. Militante sindical, Zarattini teve relevante participação na luta por direitos dos gráficos e dos metroviários em São Paulo. Foi eleito secretário-geral do Sindicato dos Metroviários por duas vezes e participou da luta por significativas conquistas da sua categoria, como o adicional de periculosidade elétrica, a redução da jornada de trabalho para 36 horas e reajustes salariais.

Como vereador, foi autor e aprovou o projeto de Lei que instituiu o Bilhete Único na Capital Paulista, proposta que completou 20 anos e até hoje ajuda a reduzir os gastos dos moradores da periferia com transporte. Atuou como secretário dos Transportes e das Subprefeituras na Prefeitura de São Paulo deixando um legado de conquistas como a reestruturação do sistema de transporte público da cidade, a regulamentação do sistema de fretamento de táxis e ampliação dos quadros operativos da Companhia de Engenharia de Tráfego.

Enquanto deputado estadual, aprovou o Projeto de Lei 404/1999, que estipulou o limite máximo de 35 alunos por sala de aula. Já como deputado federal, foi eleito por 11 vezes um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso. Em 2017, foi eleito líder da bancada do PT na Câmara e nos anos de 2019 e 2020 foi designado líder da Minoria no Congresso Nacional.

Zarattini relatou importantes projetos de lei para o combate à corrupção, como é o caso do PL nº 6826/2010, que originou a Lei Anticorrupção 12.846/2013, e o PL nº 10887/18 que alterava a Lei de Improbidade Administrativa. Aprovada na Câmara e no Senado, a nova LIA (Lei nº 14.230/2021) garante o combate à corrupção na Administração Pública e dá maior segurança jurídica aos gestores. Ele ainda é autor do PL nº 1202/2007 sobre regularização do Lobby que já foi aprovado na Câmara e agora tramita no Senado Federal.

Para baixar o custo de vida das famílias de baixa renda, Zarattini apresentou e aprovou a Lei da Tarifa Social de Energia Elétrica (12.212/10), que beneficia mais de 11 milhões de brasileiros, e da Lei do Auxílio Gás (1.234/21), que garante desconto de, no mínimo, 50% para os mais pobres na compra do botijão de gás a cada dois meses, uma proposta que beneficia mais de 5 milhões de famílias.

Foi autor de emenda na Lei 14.071/20 que ampliou para 40 o número de pontos na Carteira Nacional de Habitação para efeitos da suspensão do direito de dirigir para motoristas profissionais. É autor do importante projeto de lei 3.422/21, que visa prorrogar por mais de 50 anos a Lei de Cotas nas universidades.

Nesta legislatura, Zarattini já apresentou proposta para criação de duas frentes parlamentares para debater projetos estratégicos da Defesa Nacional e em defesa dos Interesses da Classe dos Taxistas. Também está encabeçando a reinstalação do Grupo Parlamentar Brasil-Itália.




Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.