O segundo caso de febre amarela registrado no Estado de São Paulo este ano foi confirmado em Serra Negra. Os dois casos ocorreram no Circuito das Águas Paulista. O primeiro óbito do Estado pela doença ocorreu em Águas de Lindoia. Ambos pacientes ficaram internados no Hospital da Unicamp, em Campinas.
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo não só confirmou à imprensa os dois casos como emitiu um alerta para a intensificação das ações de vacinação contra febre amarela, por meio do CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac".
O paciente de Serra Negra estava vacinado e desenvolveu a forma leve da doença, informou também a Secretaria de Saúde. O Viva! Serra Negra enviou questionamento à assessoria de imprensa da prefeitura para se manifestar sobre o assunto, mas não obteve resposta.
O balanço anual da saúde no município referente ao ano de 2023 informa que ao longo do ano passado foram vacinados com a primeira dose da vacina contra febre amarela 266 bebês de nove meses. Receberam a dose de reforço 292 crianças com idade de quatro anos.
O documento não menciona outras informações a respeito da vacina contra a febre amarela. Outro documento, o Relatório Anual da Saúde, produzido pelo Ministério da Saúde com informações do município, revela que a meta de vacinação na cidade não foi atingida ao longo do ano passado, mas também não faz menção à vacinação contra febre amarela.
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.