//NOTAS SERRANAS// Casos de dengue aumentam na cidade

          


Dengue se alastra

Serra Negra já tem confirmados 70 casos de dengue, 20 em investigação e, portanto, 90 prováveis confirmações. Até agora foram feitas 285 notificações. As informações são do Painel de Monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika do governo do Estado de São Paulo. Os números superam as 64 confirmações divulgadas, no dia 8 de abril, no boletim da prefeitura.

Falha no combate 

Serra Negra não conseguiu estruturar e implantar o Centro de Controle de Zoonoses no município. Essa era uma das metas para 2023 previstas na Programação Anual do Ministério da Saúde com o objetivo de controlar os vetores do Aedes Aegypti. A informação consta no Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2023, um dos instrumentos de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento contém os resultados alcançados na atenção integral à saúde que permitem verificar a efetividade e eficiência na execução de metas e ações.

Vistoria nas residências

Uma unidade do Centro de Controle de Zoonose no município é fundamental para prevenir e controlar as zoonoses, desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e vigilância ambiental em saúde. Apesar dessa deficiência, o relatório informa que a cidade conseguiu atingir a meta de controle nos pontos estratégicos e redução dos focos de dengue em residências.

Metas cumpridas

O município conseguiu cumprir várias das metas da Programação Anual do Ministério da Saúde, entre as quais a contratação pelo Hospital Santa Rosa de Lima de profissionais especialistas, a redução do tempo de espera por acesso aos serviços e a ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Equipes da Saúde da Família. (ESF).

Metas a cumprir

A cidade aderiu ao Samu Regional do Circuito das Águas, construiu a base do programa onde funcionará uma UBS, mas ainda não tem prazo previsto para início do serviço. Outra meta não cumprida é a criação de leito de saúde mental no Hospital Santa Rosa de Lima. A cidade também não conseguiu cumprir a meta de avaliar e realizar prevenções em ações de saúde em creches e escolas de ensino básico. Serra Negra também não conseguiu atingir a meta de prevenção em grupos específicos, entre os quais o público masculino.

Baixa vacinação

Apenas 50% da meta de vacinação do calendário básico de vacina de bebês e crianças foi atingida. O problema é semelhante ao que ocorre em todo o país, em especial devido às fake news sobre efeitos colaterais das vacinas durante e após a pandemia de covid-19, estimuladas por grupos bolsonaristas de extrema-direita. Também em relação às vacinas, a cidade não cumpriu a meta de adquirir e instalar geradores de energia elétrica para as salas de vacina dos serviços de saúde. Há informações importantes no documento, mas, infelizmente,  o relatório não ficará disponível nas redes sociais da prefeitura. O documento, apresentado apenas aos integrantes do Conselho Municipal da Saúde para a sua aprovação, não é compartilhado nem entre os profissionais da saúde.  

Plano de carreira

A prefeitura se comprometeu com o Ministério da Saúde a criar um plano de carreira para os profissionais da saúde em 2024. A meta está prevista nas considerações finais do Relatório Anual de Gestão 2023. O documento prevê ainda o aumento do efetivo na área da saúde, mas reconhece a dificuldade de contratação de profissionais devido ao aumento da oferta de emprego nessa área e, consequentemente, a elevação do custo da mão de obra. As previsões contrariam a atenção da atual administração, que concedeu aumento real de apenas 1,5% aos salários dos servidores e que destina apenas 33% do Orçamento para as despesas com folha de pagamento. A lei de Responsabilidade Fiscal permite gastos de até 54% do Orçamento com salários.

Síndromes respiratórias

O último boletim do InfoGripe, da Fiocruz, referente ao período de 24 a 30 de março, aponta para um aumento de casos graves de gripe e queda de covid-19. Os casos de SRAG por covid-19 mantêm-se em queda. Para os demais vírus, há manutenção de aumento nas SRAG por influenza A (gripe). A prefeitura de Serra Negra realiza no sábado, 13 de abril, uma campanha de vacinação contra o influenza, vírus causador da gripe.

Campanha de vacinação

Entre as pessoas que devem se vacinar durante a campanha promovida pela prefeitura neste sábado estão crianças de seis meses a cinco anos, adultos com mais de 60 anos, puérperas até 45 dias após o parto, professores e trabalhadores da saúde. A vacinação será nas seguintes unidades de saúde: Firmino Hermínio Cavenaghi (Centro), Dr. Peter Griesinger (Nova Serra Negra), Dr. Eduardo Cagnoni Tiengo (Refúgio da Serra) e Celso Vieira Franco (São Luiz).

Eleições municipais

Júnior Vitale, líder de um dos grupos de oposição ao prefeito Elmir Chedid, garantiu que seu partido, o PSD, vai disputar as eleições com chapa completa. “O PSD não acabou. Vamos ter nova executiva, candidato a prefeito e chapa de vereadores. Apenas dois membros mudaram de partido”, afirmou se referindo à vereadora Anna Beatriz Scachetti  e sua mãe, Adriana Scachetti, ex-presidenta do PSD. A vereadora e sua mãe saíram do PDS e foram para o Republicanos, partido logado à Igreja Universal do Reino de Deus, e que tem como líder em Serra Negra o ex-vereador Marco Bueno. 

Cidadãos serranos

A Câmara Municipal aprovou, em sua última sessão, projetos de decreto legislativo que concedem títulos de cidadão serrano a sete pessoas: Marina Mendonça Luz Pacini Ricci, Henrique Vieira Filho, Selma Lins Pimentel de Mello, Valdelice Maria de Jesus Paulino, Roseli Aparecida Barbosa, Flávio Boreggio e Marcelo Mariano. 




Comentários