- Gerar link
- Outros aplicativos
- Gerar link
- Outros aplicativos
A Prefeitura de Serra Negra deverá divulgar um boletim semanal sobre o número de casos positivos e notificações sobre a ocorrência de dengue no município. A informação é da assessoria de imprensa em resposta aos questionamentos enviados pela reportagem do Viva! Serra Negra. Este ano foram registrados 20 casos positivos da doença e 110 notificações (suspeitas), de acordo com o primeiro boletim divulgado na semana passada.
A assessoria de imprensa não soube informar, no entanto, por que a Secretaria Municipal de Saúde ainda não iniciou a vacinação contra a dengue para adolescentes de dez a 14 anos. A informação do Departamento de Epidemiologia do município é de que o Ministério da Saúde ainda não disponibilizou as doses da vacina contra dengue para o município.
O Viva! Serra Negra apurou que o Ministério da Saúde selecionou um total de 521 municípios de 16 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.
Crianças e adolescentes de dez a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, compõem o público-alvo da imunização. De janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.
A preocupação dos técnicos do Ministério da Saúde é que a desinformação e as fake news estão dificultando a imunização da população contra a doença, assim como ocorreu com a covid-19, essencial para conter a disseminação da dengue nos Estados e municípios. Faltam campanhas para combater o negacionismo e os ataques às vacinas nas redes sociais, em especial de políticos de partidos de oposição ao governo Lula.
- Gerar link
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.