//NOTAS SERRANAS// Autoajuda, etiqueta, aparência... As palestras da prefeitura para a mulher

     


Aparência, carinho e feminicídio

A prefeitura de Serra Negra, por meio do Fundo Social de Solidariedade, comemorou o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com três palestras de motivação e autoajuda, transmitidas nas redes sociais oficiais do município, sobre “Importância da Imagem Pessoal”, “Importância do Carinho para a Saúde Mental” e "Importância da Imagem Pessoal”. A maioria das pessoas presentes na plateia era constituída de funcionários públicos, entre os quais secretários municipais, e frequentadores das atividades do núcleo da melhor idade. Apostar 70% na aparência, 20% nas atitudes e apenas 10% no conhecimento durante a entrevista de emprego foi a dica de uma das palestrantes às mulheres.

Violência e acolhimento

A programação oficial de comemorações do Dia da Mulher em Serra Negra excluiu temas preocupantes e relevantes para melhorar as condições de vida e reduzir a violência contra as mulheres. Na véspera do dia 8 de Março, pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelou que 1.463 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2023, aumento de 1,6% em relação a 2022. Com menos de 30 mil habitantes, Serra Negra registrou no ano passado, oito casos de violência contra a mulher, além de seis casos de violência sexual e seis ocorrências de violência contra crianças e adolescentes, que indiretamente também envolvem as mulheres. O Viva! Serra Negra enviou questionamentos à assessoria de imprensa da prefeitura para saber quais foram os critérios para definir os temas das palestras da Semana da Mulher no município, mas não obteve resposta até o fechamento desta coluna.

Promessas ao vento

A região ainda não conta com uma Casa da Mulher Brasileira para facilitar o acesso das vítimas de violência doméstica aos serviços especializados e garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. A instalação na região de uma unidade do programa Casa da Mulher Brasileira foi uma das promessas de políticos, entre os quais o deputado estadual Edmir Chedid (União Brasil), divulgada em suas redes sociais em 2022 e apoiada por vereadores da base do prefeito no município. 

Homenagem às trabalhadoras

A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari e o PT de Serra Negra  realiza nesta sexta-feira, 8 de março, na Câmara Municipal, com início às 16 horas, pela segunda vez uma homenagem às trabalhadoras serranas pelo Dia da Mulher. As homenageadas este ano foram Adriana Silva Santos, Lucia Helena Alves de Oliveira, Maria Helena Bernardo Maciel, funcionárias do Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis, e Maria Inês Silva dos Santos, funcionária do Supermercado Colorado Shopping.

Dengue preocupa

O prefeito Elmir Chedid usou as redes sociais da prefeitura para alertar a população sobre a explosão de dengue no Estado e sobre as ocorrências da doença na cidade. Com 300 casos de dengue a cada 100 mil habitantes, São Paulo entrou em estado de emergência, salientou Chedid. “Serra Negra não está assim, está bem abaixo disso”, garantiu o prefeito. Chedid não soube precisar, no entanto, o número de casos registrados no município. “Nós temos dados de vinte e poucas pessoas com dengue, ninguém morreu com dengue em Serra Negra”, disse o prefeito.

Sem dados oficiais

O Viva! Serra Negra enviou à assessoria de imprensa uma série de questionamentos solicitando números oficiais de dengue e covid-19 na cidade. Mas não obteve resposta até o fechamento desta coluna. A reportagem apurou ainda que a preocupação da prefeitura é com o aumento exponencial dos casos no mês de março, período de chuvas e clima propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. O aumento da contaminação, temem as autoridades locais da saúde, pode colapsar o atendimento público, em especial, o do Hospital Santa Rosa de Lima.

Sem vacinas

O Viva! Serra Negra questionou também o departamento de epidemiologia da prefeitura sobre a vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 11 anos na cidade. A informação foi a de que a vacinação ainda não teve início no município porque o Ministério da Saúde não disponibilizou até agora as doses para Serra Negra. Mas não explicaram por que a vacina não foi disponibilizada para a cidade enquanto em outros municípios do interior do Estado, como Poá, já dispõem da vacina em todas as suas Unidades Básicas de Saúde.

Reunião do Comtur

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realiza sua reunião do mês de março na segunda-feira, às 19 horas, no mezanino do Centro Administrativo Municipal Prefeito Jesus Adib Abi Chedid (Centro de Convenções). Estão entre os principais assuntos da pauta: formação de comissões de marketing e de análise de aplicativos de meios de hospedagem e aluguéis (Airbnb), o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), a cartilha de acessibilidade publicada pelo governo do Estado de São Paulo e o calendário de eventos turísticos do município. A reunião é aberta ao público. 

PAC em Serra Negra

Serra Negra vai ganhar uma nova Unidade de Saúde Básica de porte 2, que deve abrigar pelo menos três equipes de médicos da família. O projeto foi aprovado pelo Novo PAC Seleções, do governo federal, que destina R$ 23 bilhões para obras nas áreas de saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e infraestrutura social. No Estado de São Paulo, o Novo PAC Seleções vai bancar 536 empreendimentos. 

Sem educação

A falta de fiscalização é uma das causas dos inúmeros problemas do trânsito em Serra Negra. As irregularidades são várias: veículos estacionados em fila dupla, motos em alta velocidade, desrespeito às faixas de pedestres, estacionamento irregular... Um exemplo desse pouco caso com as normas do Código de Trânsito Brasileiro foi observado na manhã de quinta-feira, 7 de março, em frente do Serra Negra Esporte Clube. No local há uma vaga reservada a idosos e outra a deficientes físicos, ao lado de uma lombada. Em cerca de 20 minutos seis carros ocuparam essas vagas, nenhum deles dirigido por idosos ou portadores de deficiência física. Os motoristas eram jovens saudáveis. Em frente ao clube funciona uma clínica de fisioterapia, frequentada, é óbvio, por várias pessoas com dificuldade de locomoção.

Elevador problemático

Inaugurado na administração passada, o elevador do Cristo Redentor misteriosamente permanece mais tempo inoperante do que funcionando. O problema já foi abordado em algumas ocasiões na Câmara Municipal. Desta vez, ele é objeto de três indicações ao prefeito Elmir Chedid, de autoria do líder de sua bancada, vereador Beraldo Cattini, pedindo: 1) limpeza geral; 2) colocação de aviso "em manutenção" no dito cujo; e 3) conserto da estrovenga.

Transporte em foco

A vereadora Ana Bárbara Magaldi, que voltou à Câmara Municipal depois de seu período de licença-maternidade, quer que a prefeitura estude a possibilidade de disponibilizar transporte gratuito para crianças autistas e suas mães quando elas tiverem de viajar para outras cidades para tratamentos. Já a vereadora Ana Beatriz Scachetti reivindica o aumento da fiscalização da qualidade e regularidade dos serviços de transporte dos alunos que cursam faculdade e escolas técnicas em outras cidades.

Turismo unido

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista (Cicap) formalizou a criação da Governança Regional, composta por representantes de todos os municípios consorciados. A ação visa fortalecer a regionalização do turismo e a Política Nacional de Turismo. Com a Governança Regional se pretende promover a cooperação entre agentes públicos e privados da região, contribuindo para o desenvolvimento compartilhado. O Cicap é formado pelas cidades de Águas de Lindoia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro e busca o desenvolvimento econômico e turístico regional. Sua sede é em Lindoia e é presidido pelo prefeito de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha.




Comentários