//FERNANDO PESCIOTTA// A importância do voto



Pesquisa Datafolha revela que para 16% da população de São Paulo, Marta Suplicy (foto) foi a melhor prefeita da Capital nos últimos 40 anos. Em seguida aparecem Paulo Maluf (13%), Mário Covas, Luiza Erundina e Fernando Haddad, todos com 11%.

Como se vê, para os moradores da Capital, dos cinco melhores gestores, três foram eleitos pelo PT. Um quarto, Mário Covas, do então MDB, tinha uma visão mais progressista, embora não tenha sido eleito, mas nomeado pelo governador Franco Montoro.

Principalmente nos municípios, o cidadão quer um bom zelador para a sua cidade, que é, essencialmente, um prolongamento da nossa casa.

Também por causa da nacionalização da disputa em São Paulo, as pesquisas de intenção de voto indicam que muitas vezes o eleitor pode ser levado a ideologizar o voto de tal forma que, ironicamente, acaba contrariando seu desejo de um “quintal” arrumado.

Na reflexão fria dos resultados históricos, os bons gestores aparecem valorizados nas pesquisas, que não influenciam, necessariamente, no voto. Ou, pelo menos, não influenciaram até agora, mas as campanhas devem ressaltar as vantagens de contar com gente interessada realmente no bem-estar da cidade, não nos negócios que o poder municipal pode proporcionar.

--------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com



Comentários