//EDUCAÇÃO// Prefeitura vai manter ônibus e vans para transportar alunos dos Leais e Tabaranas de Cima



A prefeitura vai manter o uso de ônibus para transportar os alunos do Bairro dos Leais e de vans para o transporte dos alunos do bairro das Tabaranas de Cima. Pais de alunos estiveram na sessão da Câmara Municipal da semana passada, 26 de fevereiro, para reclamar do uso de ônibus para o transporte, em especial pelas crianças menores do bairro das Tabaranas de Cima que eram as primeiras a entrar no veículo e que permaneciam até uma hora durante o trajeto até a escola.

A prefeitura explica que vai manter essa estratégia para atender ao número de estudantes dos dois bairros. A opção pelo ônibus e não vans, como solicitam os pais visa atender ao aumento de alunos no Bairro dos Leais. 

No Bairro dos Leais, 26 alunos na faixa etária de quatro a 11 anos são transportados na parte da manhã e 27 alunos no período vespertino, na faixa etária de seis a dez anos, totalizando 53 estudantes. 

No bairro das Tabaranas de Cima, são transportados 16 alunos no período matutino, de quatro a 11 anos, e dez alunos no período vespertino, de seis a dez anos, num total de 26 alunos.

O serviço é terceirizado e a licitação para a contratação da empresa prestadora do serviço de transporte foi realizada em 2019. A concessão do transporte é determinada pela Diretoria de Ensino de Mogi. Os nomes dos alunos beneficiários do serviço de transporte são indicados pela escola. 

A van começa a pegar as crianças na parte vespertina por volta das 6 horas e só encerra o desembarque dos alunos às 7 horas. Na parte da tarde, entre o embarque às 11h45 e o desembarque às 12h45, as crianças permanecem uma hora no veículo. A principal queixa dos pais era a de que crianças pequenas de quatro a cinco anos permaneciam muito tempo dentro do veículo, o que poderia apresentar riscos aos alunos menores.

Para atender às solicitações dos pais que residem na Rua Antônio Joaquim Padula, a prefeitura informou que inverteu a rota dos Leais, que será iniciada pela Estação Velha. A mudança deverá diminuir o tempo de permanência das crianças  menores em dez minutos.

Transporte escolar

A prefeitura adota quatro modelos de convênio para o transporte de 1.971 alunos das redes de ensino estadual e municipal da cidade: 733 são cadastrados em empresas terceirizadas, 165 alunos utilizam frota própria da prefeitura, 727 utilizam passe escolar e 306 são cadastrados com passe também para acompanhante. 


 

Comentários