//SAÚDE// Conselho de Idosos pede informações sobre falta de vacinas contra covid-19



O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Serra Negra encaminhou ao secretário Municipal de Saúde, Ricardo Minosso, ofício solicitando informações sobre a falta da segunda dose da vacina bivalente contra a covid-19 desde meados de fevereiro na Unidade de Saúde da Família Dr. Firmino Cavenaghi, responsável pela oferta do serviço de vacinação na cidade.

A presidenta do órgão, Pici Dallari Guirelli, informou que tentou obter informações na unidade de saúde diversas vezes por meio do telefone, que não foi atendido em nenhuma das tentativas. “Ninguém atende”, disse Pici durante a reunião bimestral do órgão, realizada de forma online na segunda-feira, 26 de fevereiro.

Picci disse que pesquisou o Vacinômetro, ferramenta digital do governo do Estado de São Paulo que oferece informações sobre o número de vacinas aplicadas nos municípios em tempo real, para obter mais informações. O último dado disponível é que Serra Negra aplicou apenas 29 doses este mês. “Entendi que essa foi a quantidade enviada para o município", afirmou. 

A presidenta informou ainda que a prefeitura publicou em seu site oficial um comunicado informando que a falta de vacinação é de responsabilidade da Delegacia Regional de Saúde de Campinas, responsável por abastecer os municípios. “O comunicado informava ainda que o problema seria resolvido no dia 16 de fevereiro, o que não ocorreu”, explicou.

O ofício, aprovado pelos integrantes do órgão, e encaminhado ao secretário de Saúde questiona quantas doses e em que data o município solicitou a vacina ao governo do Estado de São Paulo e quantas doses e em que data o governo entregou o pedido.

O secretário tem 20 dias, prorrogáveis por mais dez, para responder o ofício. A preocupação dos munícipes é que os casos de covid-19 vêm aumentando de forma exponencialmente em todo o país. 

A reportagem procurou a área de epidemiologia do município para saber quantos casos de covid-19 e dengue já foram registrados na cidade. A orientação recebida foi a de procurar a Secretaria Municipal de Saúde. O Viva! Serra Negra enviou os questionamentos à pasta por meio da assessoria de imprensa, mas não obteve resposta. 



Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.