//SALETE SILVA// Prefeitura faz propaganda de aumento de atendimento médico, mas omite causas



A Prefeitura de Serra Negra ainda não apresentou ao Conselho Municipal de Saúde e à população o balanço dos investimentos e procedimentos na área da saúde realizados ao longo de 2023 no município. A expectativa é que a audiência pública para informar os dados do último quadrimestre seja realizada ainda este mês.

Nas suas redes sociais, a prefeitura publicou apenas dados que mostram a evolução do número de consultas, exames e procedimentos médicos, em algumas áreas, entre 2021 e 2023. A propaganda da prefeitura não explica, no entanto, os fatores que contribuíram para o maior número de atendimentos.

Uma das causas teria sido o represamento dos procedimentos médicos durante a pandemia, período em que foram priorizadas as urgências e emergências. O outro fator teria sido a reativação de programas de saúde após o início do governo Lula.

O Programa de Redução de Filas de procedimentos em pacientes que ficaram sem atendimentos durante a pandemia foi uma das primeiras iniciativas do Ministério da Saúde em 2023. A meta do governo federal era atingir 500 mil cirurgias da fila declarada pelos Estados e municípios. Até outubro de 2023, mais de 70% (350 mil cirurgias) da meta haviam sido realizadas.

A prefeitura planejava investir em 2023 na área da saúde cerca de R$ 43 milhões, equivalentes a 27,8% dos R$ 151,7 milhões arrecadados pelo município. O porcentual de investimento é quase o dobro dos 15% constitucionais obrigatórios.

O número de exames laboratoriais é um dos dados informados na propaganda da prefeitura em suas redes sociais. Em 2023 foram realizados 222.013 exames, quase o dobro dos 123.503 realizados em 2021 quando o país ainda enfrentava a pandemia de covid-19.

A contratação de cerca de 13 mil médicos clínicos gerais pelo programa Mais Médico, retomado em 2023, impulsionou o número de atendimentos desses profissionais no município. Em 2023, a prefeitura ofertou 58 mil consultas, quase 20 mil a mais do que em 2021. Quase 800 municípios com dificuldades de contratação desses profissionais foram beneficiados pela retomada do Mais Médicos.

Os programas federais devem ter contribuído também para reativar os atendimentos dirigidos às mulheres. Serra Negra realizou no ano passado 5.893 exames, cirurgias e consultas direcionadas às mulheres. A prefeitura citou ainda 1.817 atendimentos nutricionais e 6.190 atendimentos pediátricos, uma das especialidades mais demandadas na cidade. Uma das soluções apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde foi a contratação de pediatras para atender no Hospital Santa Rosa de Lima.

Há outras informações relevantes no balanço do último quadrimestre de 2023 ainda não divulgado pela prefeitura. A assessoria de imprensa não fornece esse relatório à reportagem do Viva! Serra Negra e a Secretaria Municipal de Saúde não disponibiliza o material com as informações para a população no site da prefeitura. 

----------------------------------

Salete Silva é jornalista profissional diplomada (ex-Estadão e Gazeta Mercantil) e editora do Viva! Serra Negra



Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.