//CIDADE// Moradores se queixam das calçadas mal cuidadas e perigosas de Serra Negra

Calçada da Rua Manoel Saragioto: por onde o pedestre vai caminhar? 


As calçadas de Serra Negra são temas de várias reclamações e mensagens enviadas por moradores à redação do Viva! Serra Negra.

Uma delas relata a saga de um idoso que caiu no meio fio em frente ao Banco Santander ao tentar descer da calçada empurrando uma cadeira de rodas. Impossibilitado de transitar com a cadeira pela calçada estreita e cheia de desníveis, o idoso decidiu caminhar empurrando a cadeira de rodas na rua, onde também encontrou dificuldade ao chegar na esquina onde cones demarcam o embarque e desembarque de passageiros em frente a um hotel.

As outras duas reclamações referem-se à manutenção e conservação das calçadas. Uma delas questiona se é permitido ao morador instalar vasos com plantas no passeio em frente a suas residências. Esse é o caso de um vaso cimentado em uma das calçadas na Rua Francisco Pinto da Cunha (foto abaixo). Se não é permitido, por que a fiscalização municipal não toma providências?, questiona o morador.



Outro questionamento veio de moradores do Belvedere do Lago, que tiveram suas calçadas totalmente danificadas durante o asfaltamento das vias no bairro pela prefeitura. As calçadas foram desniveladas e a grama que cobria o local destruída pela terra jogada pelos funcionários que realizaram o recapeamento.

“A rua era bem bonitinha. Os funcionários jogaram a terra para cima das calçadas e o mato cresceu por cima da terra. Precisa nivelar e replantar a grama”, afirma um morador. Alguns chegaram a fazer o serviço por conta própria e gastaram mais de R$ 1 mil no conserto das vias.

A informação da própria prefeitura é que a restauração das calçadas é responsabilidade da administração municipal. O morador tem de protocolar a reclamação e solicitar o conserto à prefeitura que encaminhará o pedido  à empresa que realizou o serviço.

Descaso 

O engenheiro Marcelo de Souza há alguns anos vem apontando os problemas nas calçadas da cidade em artigos e entrevistas publicados pelo Viva! Serra Negra. Ele encaminhou também queixa sobre o assunto ao Ministério Público.

Souza destaca que o descaso com o passeio público é um problema não só em Serra Negra, mas nos municípios de todo o país. “Infelizmente prefeitos, secretários e vereadores não se importam muito com o passeio público, com o espaço público das periferias, e talvez menos ainda com o público que usa ou quer usar as calçadas”, disse.

O engenheiro lembrou que para obter melhorias nas calçadas e passeios em Serra Negra, a população tem de se mobilizar e participar das discussões da Lei de Zoneamento que a Câmara Municipal deve votar este ano em complementação à de renovação do Plano Diretor aprovada no ano passado.

“É urgente essa mobilização porque em breve irão votar a Lei de Zoneamento, pelo menos falaram que iriam discutir e votar o zoneamento e o uso e ocupação”, salientou. O prefeito Elmir Chedid não encaminhou ainda o projeto de lei que deverá ser apreciado pelo Legislativo e nem há prazo previsto para que isso ocorra. 




Comentários