- Gerar link
- Outros aplicativos
- Gerar link
- Outros aplicativos
Na série Lula está apresentando resultados, chegou a vez da inflação fechada de 2023, que reforça o bom desempenho da economia e da gestão do ministro Fernando Haddad.
Segundo o IBGE, a inflação oficial indicada pelo IPCA subiu 0,56% em dezembro, após alta de 0,28% no mês anterior. Com isso, fechou o ano com variação acumulada de 4,62%, abaixo do teto da meta estabelecida pelo Banco Central – de 5,75% para 2023 – pela primeira vez após dois anos.
Uma boa notícia para Lula é que a perda de fôlego da inflação foi puxada pela forte desaceleração da alimentação no domicílio e de bens industriais, além da alta mais moderada dos serviços, de 6,22%, a menor desde 2021.
Simbolicamente, houve queda do preço das carnes, como prometido na campanha eleitoral. No acumulado do ano, a picanha teve deflação de 10,69%.
Analistas consideram que o IPCA de 2023 mostra uma inflação menos disseminada, contribuindo para o ciclo de redução dos juros.
Por outro lado, por incrível que pareça, a inflação menor obriga o governo a cortar R$ 4,4 bilhões das despesas previstas no Orçamento de 2024 para cumprir as regras do arcabouço fiscal.
---------------------------------------------------
Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com
- Gerar link
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.