//CIDADE// Depois de investir na família e idosos, turismo quer jovens na cidade



O novo presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Gerson Cordeiro, disse em seu discurso de posse, na terça-feira, 23 de janeiro, que pretende ampliar o público-alvo do turismo de Serra Negra, atualmente focado pela gestão do prefeito Elmir Chedid nas famílias e turistas de faixa etária mais avançada e terceira idade.

Cordeiro não explicou, no entanto, como vai conciliar sua estratégia de abertura das iniciativas turísticas em setores mais dirigidos ao público jovem com a da administração municipal, que dá prioridade a  famílias e idosos na programação e calendário de eventos.

Cordeiro disse que pretende explorar outros potenciais turísticos do município, como os esportes de aventura e ciclismo, entre outros, dirigidos aos turistas mais jovens. “Serra Negra tem muitas áreas a serem exploradas. A partir das próximas reuniões vamos elencar tudo o que é possível desenvolver. Vamos abrindo aos poucos”, afirmou.

Carnaval Família

A flexibilização do público-alvo do turismo serrano, no entanto, não é consenso entre os conselheiros. A nova tesoureira, Cibele Dib, presidenta da Associação dos Hotéis, Restaurantes e Similares de Serra Negra (Ashores), destacou que o "Carnaval Família", por exemplo, tem boa aceitação por parte de parcela de turistas e apoio de alguns setores, como o comércio e hotéis. O secretário de Esportes, Danilo Mainente, lembrou que a família deverá continuar sendo o foco principal da administração municipal.

Há consenso, no entanto, entre os conselheiros participantes da reunião do Comtur de terça-feira de que o modelo adotado para o Carnaval com foco na família foi acertado e deve ser mantido. Cordeiro lembrou que há mais de cinco anos, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Serra Negra, que se manteve desativado ao longo de 2023, orientou as autoridades a reformular a programação para evitar brigas, consumo de drogas, violência e em especial problemas como o uso de espaços públicos como mictório pelos foliões.

O Comtur se dedicou nos últimos dois anos a criar uma nova identidade para destacar Serra Negra no mercado de turismo nacional e internacional, mas não chegou a uma conclusão. A hoteleira Sirlene Terenciani, que acabou de deixar a presidência do órgão, citou em seu discurso de despedida alguns potenciais do município identificados nos últimos anos, como esporte, bikes, tênis, turismo rural e a infraestrutura dos hotéis.

O café e as rotas turísticas chegaram a ser cogitadas como fortes candidatas à identidade do município. No último evento da gestão anterior realizado pelo Comtur, para o lançamento de um catálogo turístico, a turismóloga Marcela Moro, convidada para proferir palestra sobre a divulgação da cidade, destacou a importância da água como atrativo e disse ficar surpresa pelo fato de a denominada "Cidade da Saúde", com tantas fontes de água mineral, não explorar melhor esse tema.

Gerson Cordeiro reconheceu a importância da água e do café em seu discurso de posse, mas enfatizou a importância de investir em outros segmentos para atrair turistas com maior poder aquisitivo.

Fake news

Em defesa do turismo familiar, o atual secretário do Comtur, Eduardo Kirmayr, chegou a usar uma fake news disseminada nas redes sociais, que atribui à primeira-ministra da Austrália uma declaração contra os muçulmanos. A frase não é verdadeira nem Julia Gillard é primeira-ministra da Austrália. A falsa declaração foi amplamente desmentida, além de considerada xenófoba e preconceituosa (leia aqui).

“Você viu o último discurso da ministra da Austrália?”, perguntou Eduardo Kirmayr à reportagem do Viva! Serra Negra. “Se não ouviu, agora vai ouvir. Ela disse aos mulçumanos: aqui, falamos inglês, não árabe. Acreditamos em Jesus e não em outra religião, se não estão contentes, podem sair da Austrália, é o nosso país e esta é a nossa cultura”, afirmou Kirmayr, acrescentando que a declaração serve para Serra Negra. "Os turistas que vierem para a cidade trarão filhos que não consomem bebidas alcoólicas e não são arruaceiros." Seu discurso foi aplaudido pelos presentes. 



Comentários

  1. Os turistas que moram.na cidade são eleitores na cidade e a gente vai viver como cidadãos que exercem todos os DIREITOS de cidadão em território nacional. O prefeito não é dono da cidade!!! Esse povo que se acha dono tá achando que tá lidando com gado acéfalo. Aqui tem moradores qie vieram de fora e esses moradores pensam, questionam e farão seus direitos valerem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.