//CIDADE// Conselho Municipal de Turismo tem nova diretoria. E os mesmos integrantes



O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) renovou sua diretoria, na terça-feira, 23 de janeiro, mas não fez a renovação dos seus membros, alguns dos quais ocupantes de uma cadeira no órgão há mais de quatro anos consecutivos. O inciso 1º do Artigo 4º da Lei 4.203, de 2019, que instituiu a reestruturação do Comtur, determina que “o mandato dos membros será de dois anos, podendo ser reconduzidos por igual período”.

O novo presidente eleito por aclamação é o fotógrafo Gerson Cordeiro, que encabeçou a única chapa, intitulada “Ame Serra Negra", que se apresentou para disputar as indicações para a nova diretoria. A cadeira de vice-presidente passa a ser ocupada pelo diretor municipal de Cultura, também responsável pela secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Juliano Belini.

A chapa aclamada conta ainda com o secretário Eduardo Kirmayr, irmão do tenista Carlos Alberto Kirmayr; a secretária-adjunta Vanessa Petroli, funcionária da rede municipal de Educação; tesoureira Cibele Dib, presidenta da Associação dos Hotéis e Restaurantes de Serra Negra (Ashores); e tesoureiro adjunto Rodrigo Brunhara, do Clube do Voo Livre do Alto da Serra.

Os nomes dos atuais conselheiros titulares e suplentes do Comtur não foram divulgados para a população nem para a imprensa. Questionados pela reportagem do Viva! Serra Negra sobre os atuais membros, Gerson Cordeiro e Juliano Belini não souberam informar como está a atual composição do Comtur.

A lista com os nomes da gestão passada, publicada na página do site da prefeitura, está desatualizada há mais de um ano. Alguns conselheiros da gestão anterior sequer participaram ou foram informados sobre as reuniões realizadas nos últimos dois anos. Alguns consultados pela reportagem não sabiam nem que eram membros do Comtur. 

A ex-presidente do Comtur, Sirlene Terenciani, no discurso de despedida, destacou entre as realizações de seu mandato apenas a publicação, ainda em curso, de um catálogo turístico, que considera abrangente, para ser apresentado em feiras e eventos de turismo e negócios, com informações sobre atrativos turísticos de Serra Negra, além de participação em feiras, reuniões e workshops do setor.

Sirlene explicou que o catálogo de turismo será essencial para melhorar a visibilidade do município no mercado de turismo nacional e internacional e enfrentar o maior desafio constatado pelo Comtur durante sua gestão, que é a divulgação integrada de todos os setores do turismo de Serra Negra.

“Saímos com a certeza que fizemos o nosso melhor para desenvolver o turismo de Serra Negra. Tenho orgulho de ter liderado esse Conselho e sou grata pela oportunidade de ter contribuído para o crescimento da nossa cidade”, disse.

Em seu discurso de posse, o novo presidente destacou a importância da aprovação pelo Comtur das verbas repassadas ao município pelas demais esferas de governo, em especial do governo do Estado de São Paulo, como as utilizadas para a construção da cópia da Fontana di Trevi e do Mirante no Alto da Serra. “Importante que a gente aprove todas as verbas que vêm do governo estadual. Importante que a gente apresente projetos. Não vamos obrigar a prefeitura a executar, mas a aconselhar”, afirmou Cordeiro. 

O Viva! Serra Negra aguardou o envio pela prefeitura dos nomes dos novos integrantes do Comtur e a nova direção do órgão até a publicação deste texto, mas não obteve resposta. 



Comentários