//NOTAS SERRANAS// Serra Negra fica fora do ranking das melhores cidades para idosos

    



Cidades para idosos

Embora a porcentagem da população idosa em Serra Negra (mais de 60 anos), de 10,38% do total de habitantes, seja maior que a do Estado de São Paulo, de 7,42%, e do Brasil, de 7,02%, a cidade não aparece no ranking dos municípios brasileiros mais bem preparados para o envelhecimento de suas comunidades, listados no Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) 2023, divulgado esta semana pelo Instituto de Longevidade.

Fora do ranking

Entre os municípios do país com menos de 38.850 habitantes avaliados com melhor qualidade de vida para quem tem mais de 60 anos, Serra Negra está na 360ª posição. Quase todas as 20 melhores pequenas cidades do país no ranking estão localizadas em Santa Catarina ou no Rio Grande do Sul. A primeira colocada é Peritiba (SC). Entre as cidades do Estado de São Paulo, apenas Águas de São Pedro, no 18º lugar, aparece no ranking das pequenas cidades.

Melhores da região

Amparo ocupa a melhor posição do Circuito das Águas Paulista entre os municípios com qualidade de vida para a população idosa. Avaliada entre as 674 cidades de médio porte com até 99 mil habitantes, Amparo ocupa a 9ª posição, um salto em relação ao IDL 2020, quando aparecia em 14º lugar. Serra Negra está melhor posicionada no Circuito das Águas entre as cidades pequenas. Águas de Lindoia está na 640ª posição, Lindoia em 2.802 e Monte Alegre do Sul, 1.959. Socorro é a 176ª entre as cidades de médio porte, à frente de Pedreira, 183.

Bem-estar e economia

Uma das condições para estar entre os municípios preparados para atender as necessidades da população idosa é o bem-estar social, proporcionado pela segurança, participação social e educação. Outra condição são os serviços de saúde. Os municípios mais bem posicionados oferecem atendimento médico e recursos humanos de saúde com qualidade para evitar ou adiar mortes ocasionadas por mudanças ambientais e comportamentais. O terceiro indicador se refere ao nível de atividade econômica do município. Para garantir qualidade de vida, os municípios devem dispor de recursos para serem investidos em serviços de qualidade, infraestrutura e políticas públicas ou em saúde, bem-estar e consumo consciente.

Dados oficiais

Criado em 2017 para avaliar se os municípios estão ou não preparados para uma população mais longeva, o IDL chega a sua terceira edição em 2023 abrangendo os 5.568 municípios brasileiros, agrupados em cidades, grandes, médias e pequenas. A cidade campeã brasileira é São Caetano (SP), seguida de Vitória (ES), Santos (SP), Florianópolis (SC) e Curitiba (SP). O índice se baseia em dados  de fontes oficiais, como INSS, IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda e Tesouro Nacional, entre outros.

Infraestrutura para todos

Na apresentação do IDL 2023, o Instituto de Longevidade destaca que para oferecer condições de longevidade um município precisa ser pensado para pessoas de todas as idades, oferecendo boa infraestrutura e serviços para que qualquer um, independentemente da faixa etária, possa participar ativamente da vida em comunidade. Ao longo da semana, o Viva! Serra Negra vai publicar os dados do IDL 2023 sobre saúde, bem-estar e economia de Serra Negra.  

Ensino profissional

A 1ª Feira de Profissões de Serra Negra, realizada no dia 7 de novembro, no Centro de Convenções, recebeu cerca de 350 alunos do ensino médio das redes pública e privada do município. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as opções de cursos universitários e técnicos da região. “Evento importante para a nossa juventude que aproxima os jovens de uma profissão”, afirmou Guilherme Bim, professor da Escola Técnica João Belarmino, de Amparo. A expectativa de jovens e professores é que a Feira de Profissões seja de fato a primeira de um calendário de eventos dirigidos aos jovens da cidade e não apenas uma iniciativa esporádica como a Feira do Livro, realizada em 2019, e outros eventos que não foram inseridos na programação cultural do município e ficaram sem continuidade.

Novo Paço Municipal

A partir de segunda-feira, 13 de novembro, a sede da prefeitura de Serra Negra passa a funcionar no Centro Administrativo Prefeito Jesus Adib Abi Chedid, no Centro de Convenções. Além do gabinete do prefeito Elmir Chedid, serão transferidos para o novo Paço Municipal as secretarias de Fazenda, Planejamento, Obras, Meio Ambiente, Departamento Jurídico e Assessoria de Comunicação. No local já funcionam as secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Saúde. Uma das promessas de Chedid é a de que na nova sede da prefeitura será instalada, finalmente, uma sala para as reuniões dos conselhos municipais. Foram investidos quase R$ 3 milhões para a adequação da infraestrutura do Centro de Convenções às necessidades do gabinete do Executivo e das secretarias municipais.

Linhas de ônibus

A prefeitura contratou mais uma linha de ônibus da Viação Rápido Fênix para transportar passageiros do centro da cidade até o Centro de Convenções ,onde a partir de segunda-feira, 13 de novembro, começa a funcionar a nova sede do Executivo. A nova linha terá 15 horários com saída da Rodoviária até o Centro de Convenções, das 6h35 às 18 horas. Do Centro de Convenção à Rodoviária, a empresa vai oferecer dez horários, das 7h10 às 18h05. A prefeitura não divulgou em suas redes sociais qual será o custo da nova linha de ônibus aos cofres municipais nem quanto será repassado à Viação Fênix, que recebe por quilômetro rodado. 

Novembro Azul

A Secretaria de Saúde de Serra Negra iniciou no dia 6 de novembro, na Unidade de Saúde da Família Vereador Celso Bueno Corsete, na Vila Dirce, a coleta de sangue para exame do antígeno prostático específico (PSA) e detecção do câncer de próstata em homens com 40 anos ou mais de idade. O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no mundo, com estimativa de 71.730 casos no Brasil entre 2023 e 2025.

Água mineral

O vereador Renato Giachetto fez um pedido, por meio de indicação ao Executivo, para que a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município promova uma campanha publicitária para difundir a água mineral de Serra Negra. Louvável a sua iniciativa. Afinal, Serra Negra tem como slogan "Cidade da Saúde" e concentra um notável número de fontes públicas de água mineral, além de possuir, em seu subsolo, uma quantidade incalculável desse tesouro. O que se estranha, porém, é que até hoje os responsáveis pelo turismo do município não tenham sequer pensado em fazer algo do gênero. Mas para uma cidade turística, que vive economicamente do turismo e não tem sequer um centro de informações turísticas, isso é algo perfeitamente normal.

Orçamento em debate

A Câmara Municipal vai realizar dia 14 de novembro, terça-feira, uma audiência pública para avaliação e discussão do  projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2024, a LOA 2024. A audiência vai começar às 19h30, no plenário da Câmara, na Praça Sesquicentenário. 

Hipocrisia

A doutora em análise ambiental pela USP Marilena Griesinger, que recebeu o título de cidadã serrana, ao agradecer a homenagem, na última sessão da Câmara Municipal, ressaltou a importância de a cidade proteger o seu meio ambiente, em especial as suas nascentes e fontes de água mineral. Os vereadores, que aprovaram a concessão da honraria por unanimidade, a aplaudiram. Contudo, são os mesmos que, nesta legislatura, aprovaram, sem nenhum estudo técnico e sem nenhuma audiência pública, duas ampliações da área urbana para a construção de loteamentos. Hipocrisia é o nome disso?

Problemas

Na mesma sessão legislativa, Léo da Ambulância, o mesmo vereador que chamou tempos atrás o presidente Lula de "Nove Dedo" e disse que todos os ministros que trabalharam com ele em suas duas primeiras gestões foram presos - uma evidente mentira - disse que "tem pessoas que vêm a Serra Negra e só acham problemas". Para o edil, "eles vêm para cá para achar problema, mas o verdadeiro problema 'tá' na pessoa". Não se sabe a quem, especificamente, o vereador se referiu. Mas certamente essas pessoas que "só acham problemas" na cidade mereceriam ser atentamente ouvidas. Talvez os problemas realmente existam.

 tem


Comentários